População de Iguatu paga 50% a taxa de esgoto

1169

Atualmente em Iguatu, os rios ainda sofrem com o despejo de dejetos e esgoto canalizado em suas margens, poluindo o meio ambiente, matando os rios e o pescado.

O município de Iguatu está muito atrasado nesta questão de saneamento básico, que não envolve só coleta e tratamento de esgoto, mas também distribuição de água e coleta de resíduos sólidos.

A taxa de esgoto cobrada no município de Iguatu é de 50% Sobre a conta de água. Segundo o morador do bairro Santo Antonio, Carlos Gomes Ferreira, a taxa é um absurdo, principalmente, aos bairros mais carentes. Tal cobrança traz não só indignação como também compromete a renda dos moradores dos bairros, que em sua maioria são aposentados com renda mínima.

Esgoto1

Denúncias

Segundo uma denúncia os bairros, Jardim Oásis, 27 de novembro e boa parte do centro nas proximidades da Maçonaria o esgoto não está sendo tratado, haja vista que a estação há anos passa por uma obra, convergindo quase todo o esgoto bombeado diretamente para o Rio Jaguaribe.

Uma Moradora, do bairro Altiplano disse que o cheiro costumava ser insuportável, mas que já se acostumou. “Eu nem sinto mais nada, a gente já acostuma com esse cheiro”. Com relação a doenças ele diz “Eu acho que a gente cria anticorpos e não pega mais nada”, diz com um sorriso de ironia.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro