Catador encontra memórias da atriz Betty Lago jogadas em lixo no Leblon

912

O morador de rua Bruno Jesus Batista, de 36 anos, encontrou objetos pessoais de Betty Lago, que morreu aos 60 anos no dia 13 de setembro, em decorrência de um câncer na vesícula. Entre os pertences achados numa lixeira no Leblon, estavam cartões de créditos, cartões-postais, agendas telefônicas, cadernetas de anotações, algumas cartas de amigos e uma medalhinha de Nossa Senhora de Fátima. Há ainda uma foto de um bebê e um livro com uma poesia escrita por ela quando tinha 19 anos.
O material chamou a atenção do catador de lixo, que pensa em devolver algumas das lembranças para os amigos de Betty. A medalha, por exemplo, estava acompanhada de uma carta enviada à atriz.

“Me ofereceram R$ 100 pela medalha, mas eu não quis vender, não. Prefiro devolver à pessoa que comprou para ela”, diz Bruno, que afirma ser fã de Betty desde os tempos da novela “Bang bang”. “Aquela mulher era linda demais. Gostava muito dela. Pena que ela morreu”.
Bruno vive nas ruas da Zona Sul há dois meses, quando deixou a casa que morava com a mãe e os três filhos, de 8, 6 e 4 anos, em Niterói, por causa das drogas. “Uso cocaína desde os meus 16 anos, mas quero sair dessa vida. Já estou há uma semana sem usar nada e quero voltar a trabalhar revendendo coisas que eu compro no mercadão. Hoje vivo do que eu cato nos lixos. Durmo por aí, onde dá. Já passei muita fome e frio, mas ladrão não sou, não. Não fico com nada que não é meu ou que eu sei de quem é o dono”.
O morador de rua carrega com carinho os pertences da atriz numa mochila junto com um cobertor. “É tudo o que eu tenho”, diz. Ele lembra que acompanhou a morte da artista pela TV. “Perdi um tio dessa mesma doença, quando eu era pequeno. É muito triste. Acredito muito em Deus, e acho que essas coisas que eu encontrei da Betty são algum sinal”.

Autor; Extra/ Foto: Michael Sá

Izolda Cela destaca ações de Governo em Seminário sobre mobilidade urbana e segurança cidadã

A vice-governadora do Estado do Ceará, Izolda Cela participou, na manhã desta sexta-feira (6), do Seminário Latino Americano de Inovação e Desenvolvimento de Negócios, realizado no Centro de Eventos, em Fortaleza. Com o tema “Mobilidade urbana e segurança cidadã”, Izolda dividiu o debate com autoridades governamentais e especialistas nacionais e internacionais para debater sobre as políticas públicas de sucesso aplicadas no Brasil e na América Latina.

“Esse é um evento que traz uma reflexão que aprofunda sobre duas questões bastante importantes que afligem a todos os moradores de grandes cidades: mobilidade urbana e segurança cidadã. São questões que clamam por atenção com relação poder público e que vão para além das questões de responsabilidades restritas do poder público”, destacou Izolda Cela, que fez a abertura do seminário com a apresentação sobre segurança como indutor de inclusão social. Durante a palestra, ela comentou as ações integradas já realizadas no Pacto por um Ceará Pacífico.

O evento também trouxe o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, e o diretor representante do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF Brasil), o boliviano Victor Rico, que debateu sobre soluções simples para uma melhoria do trânsito urbano, mecanismos de financiamento das principais iniciativas de melhoria do deslocamento urbano, conceito de cidades inteligentes aplicados à melhoria do fluxo nas grandes cidades e perspectivas das políticas públicas para mobilidade no Ceará e no Brasil.

Segundo Victor Rico, diretor representante da CAF Brasil, o Estado é um grande exemplo de que se pode fazer um trabalho de projetos e soluções sustentáveis para cidades em desenvolvimento. “É importante que os cearenses estejam conectados e em sintonia com a agenda de políticas públicas para a solução das necessidades de suas localidades. Desta forma, parabenizo os cearenses por terem autoridades que pensam no desenvolvimento responsável e sustentável do Estado. É com ações estruturadas e pensando nas necessidades básicas do povo que se faz uma gestão pública focada em uma ação de Estado”, afirmou.

No evento, estiveram presentes ainda os secretários Inácio Arruda (Ciência e Tecnologia) e Hélio Leitão (Justiça e Cidadania), o presidente da Câmara dos Vereadores de Fortaleza, Salmito Filho, além de prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Autor: Wilame Januário/Repórter/Célula de Reportagem/Fotos: Carlos Gibaja