Festival de descaso: UVZ zoonoses de Iguatu não atende e população fica ameaçada

927

Há cerca de 60 dias a carrocinha não faz capturas dos animais soltos nas ruas de Iguatu. Não é difícil encontrar cães, gatos e cavalos andando livremente pelas ruas de Iguatu.

A população de animais de rua, como cães e gatos que não têm donos, está aumentado em Iguatu, por causa da falta de uma política eficiente de controle de natalidade por parte da prefeitura. Como consequência, esses animais se tornam potenciais transmissores de doenças para seres humanos. Muitos são atraídos pelos lixos que permanecem em vários pontos da cidade

O risco é que, sem cuidados, alguns possam estar contaminados com zoonoses (doenças transmitidas de animais ao homem) como raiva ou calazar, oferecendo perigo para as pessoas que se aproximam e também para outros bichos.

Festival de descaso

Iguatu em estado de calamidade, com animais abandonados soltos. Várias pessoas denunciam que não estão sendo atendidas pela zoonose de Iguatu, que passou a ser UVZ, vale ressaltar que não é mais competência da UVZ efetuar as capturas de animais domésticos, apenas diagnosticar os animais na residência do proprietário. A prefeitura deve indica um órgão municipal para realizar esse tipo de serviços, porém até hoje nada, segundo a coordenadora administrativa da UVZ, Geórgia Bandeira, provavelmente o Demutram ficará com essa responsabilidade.

Animais soltos

cavalo lixo 3

 Os animais não escolhe horário para permanece soltos perambulando pelas ruas de Iguatu, ou seja, de dia ou à noite.

“Os proprietários que abandonam seus animais, ou os deixam soltos, expostos aos riscos do trânsito, não são penalizados como prevê a legislação”.

Veiculo só funciona no empurrão

Conforme a nota de indignação da veterinária da UVZ, Bruna Freitas único transporte do CCZ. Há 6 meses os servidores precisam usar a força braçal para o carro funcionar, o famoso empurrão. Os mesmos se sentem cansados e constrangidos com a situação.

carro empurrando

Arrogância do Vereador governista

O veiculo estava saindo para atender a solicitação do vereador governista, João Lázaro (PSB) que ligou aos alvoroços usando de toda arrogância e prepotência exigindo que o ccz fosse buscar seu cão apenas para fazer um exame. Isso não é função do CCZ, nós só buscamos animais quando já é constatada a doença.

Uma atitude reprovada, os servidores merecem respeito e que o nobre vereador, faça seu trabalho que é fiscalizar o que realmente é feito com nosso dinheiro.

Estrutura física

DSCN4008

Em uma vistoria e fiscalização na UVZ de Iguatu, no ultimo dia (22/10) o ministério público estadual-MPE, representado pelo promotor de justiça, Fábio Otoni e o representante do Conselho regional de medicina veterinária do estado do Ceara, o médico veterinário Arturo Carvalho, constataram que a estrutura tem que passa por uma reforma, de acordo com Arturo Carvalho, o prédio precisa se adequar principalmente ter uma sala para os procedimentos cirúrgicos, “Vamos concluir um relatório dentro de trinta dias, aonde vamos encaminha uma copia para o MPE e outra para a prefeitura para tomar as providencias cabíveis” explicou Carvalho.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro