Lava Jato repercutiu na taxa de desemprego, diz diretor do Ipea

852

O diretor responsável por estudos e políticas sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) diz que a Operação Lava Jato teve influência na taxa de desemprego do país. De cordo com André Calixte, as investigações trouxeram o grande beneficio no combate à corrupção, porém tiveram alto custo para o país.

Pesquisa do Ipea divulgada nesta terça-feira (27) aponta aumento no desemprego na área de construção civil, o que seria um reflexo direto da paralisação de projetos de grandes empreiteiras denunciadas na Operação Lava Jato.

Segundo a pesquisa do Ipea, que teve como base dados do IBGE e do Ministério do Trabalho, a ocupação na construção civil teve queda de 6,7% no primeiro semestre de deste ano em relação igual período de 2014. O setor somente ficou atrás da administração pública, que teve retração de 10,3% no nível de ocupação no período. Segundo o Ipea, a redução do nível de ocupação no país, está mais relacionada à queda no número de novas admissões que no aumento de demissões.

Autor: Nanna Pôssa/Foto:Divulgação