A prefeita Teresa Surita está adotando uma série de medidas para fortalecer a atuação do Procon Boa Vista. Por iniciativa municipal, o Procon será interligado ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (Sindec). A ação também beneficiará o Procon estadual.
A primeira fase de implantação do Sindec será executada de 24 a 26 de abril em Boa Vista. Com a interligação, Boa Vista passará também a fornecer dados para alimentar a base nacional sobre as reclamações dos consumidores.
Nesta quarta feira (10), a coordenadora executiva do Procon Municipal, Maria Helena Veronese participou de uma reunião em Brasília, com a equipe da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor para tratar de assuntos referentes ao Projeto Indicadores Públicos de Defesa do Consumidor.
A participação de Boa Vista no projeto de Indicadores será possível com a interligação ao Sindec. O objetivo é contribuir para a diminuição de conflitos nas relações de consumo e possibilitar o aumento das soluções e acordos nos casos atendidos, a partir do acompanhamento a fornecedores inscritos, que assumem o compromisso de melhorar a oferta de serviços.
Para a prefeita Teresa Surita, as medidas adotadas irão contribuir para melhorar o atendimento do órgão, garantindo que os direitos dos consumidores sejam preservados. “O Procon é um instrumento importante na solução dos problemas enfrentados pelos consumidores. A interligação ao Sindec e a participação de Boa Vista neste projeto são importantes para garantir que empresários e fornecedores locais também melhorem a qualidade de atendimento e serviços prestado aos consumidores”, disse.
O projeto de Indicadores permite aos fornecedores inscritos no Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas assumir compromissos públicos de melhoria do atendimento prestado a seus consumidores, a partir de metas propostas pelos próprios participantes. As empresas são monitoradas permanentemente, por todos os Procons integrados ao Sindec e pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon.
“Essa proposta traz benefícios diretos para os consumidores e também para as empresas que são alvo das reclamações. Elas poderão assumir o compromisso de melhorar sua prestação de serviços, resolvendo os problemas que afetam os consumidores de Boa Vista”, explicou a coordenadora executiva do Procon Boa Vista, Maria Helena Veronese.
Ascom:PMBV/foto divulgação