O governador Camilo Santana empossou, na manhã desta segunda-feira (26), no Palácio da Abolição, os 26 membros efetivos e o mesmo número de suplentes do Conselho Interinstitucional de Políticas sobre Drogas (Cipod). Na ocasião, também foi apresentado o aplicativo “PossoAjudar”, que permite que os cidadãos conheçam os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Políticas sobre Drogas e o sistema de atendimento da área de forma rápida e elucidativa através dos aparelhos celulares.
Na oportunidade a secretária de Políticas sobre Drogas e presidente do Conselho Interinstitucional, Mirian Sobreira, apresentou os projetos realizados pela pasta nos sete meses de existência, como o Centro de Reabilitação de Drogas, o “Tamos Juntos”, “Acolhe Ceará”, “Corre pra Vida”, e deu as boas vindas aos voluntários da pasta. “Quero dizer da alegria que tenho de ter vocês a partir de hoje como membros dessa pasta. O Ceará é pioneiro ao criar essa secretaria, sem aumento de custos, o que é importante no momento difícil que vive o País. Hoje ela só existe no Rio de Janeiro e aqui. Como a droga está destruindo nossas famílias, a secretaria parte na frente no trabalho de prevenção, tratamento e reinserção”, disse.
Camilo Santana também lembrou que o trabalho de combate às drogas está diretamente ligado ao “Pacto por um Ceará Pacífico”, ação integrada que engloba programas para a prevenção da violência focada em locais críticos. “Lidar com a questão das drogas é lidar com educação, saúde, segurança, cultura, tudo. Os grandes índices de criminalidade hoje estão ligados ao uso de drogas, jovens envolvidos com gangues. Essa é hora de união; sozinhos não vamos superar esses obstáculos. Com esse Pacto, representantes dos três poderes, sociedade civil e iniciativa privada se reúnem mensalmente para fazer um estudo criterioso, temos a consciência que não é só com polícia e presídios que se resolve esse problema. É um movimento que extrapola o Governo do Estado”, disse.
Autor: Da redação/Foto: Divulgação