As equipes da Polícia Civil e Militar do município de Pacaraima vêm intensificando desde o mês de fevereiro a fiscalização para coibir a criminalidade. Nesse período foi desbaratada uma quadrilha de delinquentes acusados de vários furtos, roubos, vandalismo e violência contra as pessoas. Quatro pessoas foram presas com 4,3 de maconha oriunda da Guiana Inglesa. Dois homens foram presos por furto de veículo.
De acordo com informações prestadas pelo delegado da cidade, Edson Pessoa, várias diligências vêm sendo realizadas em Pacaraima pelo Setor de Operações, as equipes de plantão e policiais militares.
“Trabalhamos de forma integrada para podermos assim atender a comunidade”, disse o delegado.
QUADRILHA – Os moradores, segundo ele, vinham reclamando constantemente da atuação de uma quadrilha de delinquentes que vinham “tocando terror” na cidade.
“Começamos a investigar a atuação desse bando e pedimos a prisão deles por crimes diversos. Três adultos foram presos e dois adolescentes apreendidos”, disse o delegado.
Foram presos José Ismael, apelidado de “Batata”, Valeria Araújo Oliveira, Eliane Pereira e dois adolescentes de 16 anos. Eliane Pereira é mãe de um dos adolescentes.
“Essas pessoas integravam uma quadrilha que vinha praticando vários crimes há anos em Pacaraima, tais como furtos, vandalismo, tentativa de homicídio, corrupção de menores e trafico de drogas. A acusada Valéria foi presa com o apoio da Divisão de Captura em Boa Vista, no Beiral”, disse o delegado.
APREENSÃO DE CARRO – Outro caso esclarecido pela equipe da Delegacia de Pacaraima foi de um arrombamento seguido de furto, ocorrido no bairro Cidade Satélite, em Boa Vista. Ladrões entraram durante a madrugada, quando toda a família estava dormindo e furtaram um veículo Toyota Corola, dois televisores LCD, a importância de R$ 380,00 e documentos pessoais da vítima, que o delegado preferiu não revelar o nome.
“Com o apoio do Núcleo de Inteligência em Pacaraima, conseguimos interceptar o veículo aqui na cidade, com dois indivíduos. Como eles não estavam mais em situação de flagrante decidimos instaurar o inquérito policial por portaria e representamos pela prisão deles, tendo sido deferida pela Justiça”, detalha
Ícaro Luan Pinto Garcia e Lucas Silva Santos tiveram suas prisões decretadas pelo juiz da Comarca de Pacaraima, Ângelo Augusto Graça Mendes.
Além do veículo Corolla os policiais apreenderam ainda todos os documentos da vítima e o dinheiro. Durante o interrogatório, eles alegaram que já tinham vendido os dois televisores para um venezuelano e o veículo seria trocado por droga em Santa Elena de Uairén.
CASA NOTURNA – O delegado informou ainda que vêm sendo realizadas blitz na cidade, principalmente aos finais de semana. Numa dessas ações, que contou com o apoio dos agentes de Proteção da Infância e Juventude do Município de Pacaraima foi presa a proprietária de uma casa noturna, Elen Sandra Dias de Souza, pelo crime de corrupção de menor e por venda de bebida alcóolica a menores.
“Inclusive a casa noturna intitulada “Segura a Pisada”, foi interditada até que seja elaborado um laudo técnico de vistoria do prédio pelo Corpo de Bombeiro, para verificar as condições de segurança do local. O local não tinha saídas de emergência, as condições elétricas estavam precárias e não dispunha de extintor de incêndio. Por isso, decidimos interditar a casa noturna”, disse.
APREENSÃO DE DROGA– Devido às inúmeras denúncias de tráfico de drogas na cidade, principalmente de maconha, que estaria sendo levada da Guiana Inglesa usando como rota, comunidades indígenas do município de Uiramutã, os policiais conseguiram interceptar um carregamento de 4,3 quilos de maconha que estavam escondidas em mochilas.
A ação contou com o apoio da Polícia Militar de Uiramutã e Normandia. Quatro homens foram presos acusados do crime de tráfico de entorpecente e associação para o tráfico.
São eles: Romário Cícero da Silva Dasopoulos, Deivson Mendes, Israel Silva Oliveira e Fabiano Macedo de Siqueira. Contra Romário havia um mandado de busca e apreensão por ato infracional de homicídio cometido quando ainda adolescente e mandado de prisão por crime de tráfico de drogas pela 2ª Vara Criminal.
“Temos procurado trabalhar em parceria com as mais diversas instituições de Pacaraima visando assim coibir a criminalidade na cidade”, concluiu.
Assessoria de Imprensa/Sandra Lima