A raiva é uma doença viral que pode ser transmitida do animal infectado para o ser humano através da saliva e secreções
A Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica Animal iniciou neste sábado (17), de 8h às 16h, no PSF do bairro, Prado, cerca de 200 animais foram vacinados pela manhã.
De acordo a agente de saúde, Keila de Souza, pela manhã 100 cachorros e 74 gatos, foram vacinados, “A campanha antirrábica tem o objetivo de controlar a doença de forma intensiva e ampliar a cobertura vacinal complementando o trabalho de rotina” disse
A doença
A raiva é uma doença infecciosa aguda, quase sempre fatal, que afeta mamíferos (homem, cão, gato, morcegos e outros animais), causada por um vírus do gênero Lyssavirus que se multiplica e se propaga – via nervos periféricos – até o sistema nervoso central, de onde passa para as glândulas salivares, nas quais também se multiplicam.
A raiva é transmitida por meio da saliva do animal infectado, seja por mordedura, lambeduras e arranhaduras de mucosa ou pele com ferimentos.
Em áreas urbanas os principais transmissores são o cão, o gato e o morcego.
Animais são vacinados
Maile Bezerra, levou Lulu, da raça poodle de um ano de idade para vacinar , também quem levou seu cão de estimação foi Joice Lima, Nick de 8 meses da raça pincher não fez cara feia na hora da aplicação da vacina. Joao Gabriel, 7 anos, levou seu cachorrinho vira lata, Mailon de dois meses e sete dias, porém não pode ser vacinado porque a idade inicio de vacinação é de três meses.
CUIDADOS
A prefeitura municipal de Iguatu, através da secretaria municipal de saúde, recomenda que os cães sejam levados para a vacinação usando corrente ou guia, de preferência conduzidos por adultos. Depois de vacinados os animais não devem fazer esforços físicos. As cadelas e gatas prenhas também devem tomar a vacina.
A vacinação contra a raiva protege os animais de estimação, bem como todos que convivem com eles.
Equipe
A equipe de saúde muito atenciosa, composta por Keila de Souza, Airton de Souza, Anastácio Oliveira e Eliane do Vale.
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro