Ivo Som é solidário as famílias vitimas na Venezuela

773

“Chega….chega de tanta violência contra os brasileiros na Venezuela” diz Ivo Som.

Na manhã desta terça-feira (9) a Assembleia Legislativa de Roraima (ALE/RR), por meio da Comissão de Direitos Humanos, realizou uma audiência pública para discutir os problemas enfrentados por roraimenses e amazonenses que fazem turismo na Venezuela.

Como Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Vice-presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Relações Fronteiriças e MERCOSUL, o deputado estadual, Ivo Som (PTN), “Estive na Venezuela entre os dias 18 a 24 de março, e pude comprovar algumas humilhações e constrangimentos, só nos resta dizer chega…chega de violência” explicou,   “É de chorar. Você a cada dia ver uma pessoa, torturada, extorquida e morta”, lamentou o deputado. “E ainda de acordo com o parlamentar, os indicadores mostram que a Venezuela tem o maior índice de violência da America Latina”.

Segundo Ivo Som, nesse momento se faz necessário uma interlocução com o consulado, a embaixada e os chanceleres Venezuelanos, e investigar, punir e coibir todos os casos de desrespeito contra os turistas brasileiros.

A audiência contou com, a comitiva de parlamentares da Assembleia do Amazonas (ALE-AM) e do Poder Legislativo amazonense, deputado Josué Neto (PSD), e os deputados Marcos Rota (PMDB) e o deputado federal, Carlos Souza (PP-AM) e deputados estaduais.
Depoimentos emocionantes

 O jovem Mateus Gomes, visivelmente emocionado “è a primeira vez que falo em público, è lamentável o que aconteceu com a gente, uma situação humilhante e triste, a morte foi no sábado o corpo demorou 4 dias para ser liberado. Não houve reação, não teve tempo pra nada, um tiro de escopeta  totalmente letal, uma cena brutal. Tiraram a vida do meu pai, que morreu pra salvar a mim, a  minha mãe e o seu amigo Renier.

Falta de socorro

 Mateus relatou também, que a policia despreparada, ambulância sem uma maca. Ficaram 5 horas na delegacia pra nada. O veiculo da vitima até hoje se encontrar na Venezuela. Eles acham normal um turista ser ensanguentado.

 

Os crimes

 

Do empresário Ernandes da Silva Gomes, o “Dinho”, foi assassinado na noite de sábado, 16/02, durante uma tentativa de assalto, quando parou o carro na estrada que liga as cidades de Anaco e El Tigre, no estado de Anzoátegui, na Venezuela.  Na ocasião a vitima estava com sua esposa Nice Gomes, seu filho Mateus Gomes e seu amigo Renier Hofmann.

 

Do garimpeiro Elieser Barros, cunhado da advogada Neuda Sobral, na companhia de outros garimpeiros foram covardemente assassinados pela policia, numa chacina que aconteceu em 2006.

 

Junqueira e Brito 

 

O deputado federal Marcio Junqueira (DEM) destacou a falta dos deputados federais e senadores, que não se fez presente, apenas seu colega o deputado federal Uzenir, e a senadora Ângela Portela, representado pelo seu marido o deputado estadual Flamarion, “Esses absurdos vividos por essas pessoas” disse, continuou” Neste exato momento o ministro Elias José Jaua, esta sendo recebido no Itamarati, pelo ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota” lembrou Junqueira,” Chegamos ao extremo às agências de viajem divulga nota que não se vá à Venezuela” destacou. Essa foi uma das mais importâncias audiências que eu já participei, temos que convoca e não convida, o embaixador e os chanceles Venezuelanos e também o ministro Patriota.

O deputado estadual, Brito Bezerra (PP) usou uma frase “Tchau Venezuela”, e destacou os pontos turísticos do Estado.

 

Ascom/deputado estadual Ivo Som/fotos/Yan Renato