O ciclo de palestras iniciou nessa segunda-feira, 8, com defensores públicos do Estado e deve continuar durante a semana com outros profissionais que integram a rede de proteção à mulher
A equipe técnica que compõe o quadro de servidores do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) começou nessa segunda-feira, 8, a ser capacitada em parceria com a Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE).
Psicólogos, assistentes sociais, advogados e até os estagiários vinculados a faculdades do Estado participam do ciclo de palestras com defensores e outros profissionais que compõem a rede de proteção à mulher.
Conforme a coordenadora do Chame, Marília Pinto, os servidores começaram o treinamento debatendo sobre mediação. Desde como receber a assistida até como se vai trabalhar com o agressor e as orientações para que ele conheça as medidas protetivas e a Lei Maria da Penha foram temas pontuados durante a palestra ocorrida no auditório da DPE.
“A Assembleia Legislativa de Roraima, através de seu presidente, deputado Chico Guerra (PSDB), tem interesse imenso em investir na capacitação e atualização das informações para que o serviço de acolhimento das vítimas de violência, a prevenção e o encaminhamento aos serviços de referência de proteção à mulher sejam cada vez mais efetivos”, destacou.
Outros temas serão tratados durante o ciclo de palestras para a atualização dos servidores do Chame. “Desde o simples acolhimento da mulher até estudos mais aprofundados sobre a Lei Maria da Penha, a posição do Ministério Público, da Defensoria e os canais que devemos construir para que essa mulher seja encaminhada a essas outras instituições também serão discutidos”, informou a coordenadora.
Secom/ALE-RR/ Foto: Jonas Trindade