Em Iguatu: Vereadores de situação começaram a debandada

1079

Quem for disputar mandato em outubro do próximo ano tem até está quarta-feira (30) para estar filiado ao partido pelo qual concorrerá.

A presidente Dilma Rousseff tem até esta quarta-feira (30) para sancionar a minirreforma eleitoral aprovada pelo Congresso, que prevê uma “janela” de 30 dias para que os políticos possam trocar de partido sem risco de perda do mandato.

Sanciona com um veto

A presidente vai sancioná-la, com pelo menos um veto: ao dispositivo que prevê doações de empresas a partidos políticos.

Esse tipo de doação já foi considerado inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal e não faria sentido a presidente sancionar um dispositivo para confrontar a Suprema Corte.

Vereadores debandam

Na sessão desta terça-feira (29), os vereadores de situação anunciaram a mudança de siglas.

Veja como deve fica

Pedro Lavor deixa o PTB e vai para o PSD

João Lazaro deixa o PTB e deve aderir o PSB

Ronald Bezerra deixa o PP e deve ir para o PSD

Marciano da Rodoviária deixa o PTB e segue o mesmo destino PSD

Noelho Bezerra deixa PRB e deve pousar no ninho Tucano

Antônio Baixinho deixa o PP e segue firme para o PSD

Os peemedebistas, Louro da Barra e o líder do prefeito Bandeira Junior devem permanecer no partido. O vereador, louro da Barra, contudo, confessa que recebeu convite, mas garante que não mudará de partido.

Também quem não ensaiou debandada foi o vereador Antônio do Carmo (PSC), mais deve seguir as orientações do prefeito Aderilo Alcântara (PSD) a migrar para o PSD.

Oposição deve migrar para o PDT

rubenildo mesa

Os vereadores, Vicente Reinaldo (PROS), Joaquim Pezão (PROS), Mario Rodrigues (PROS) e Eliane Braz (PTB) devem migrar para o PDT. O presidente da CMI, Rubenildo Cadeira (PRB), Cida Albuquerque (PCdoB) e os petistas Marconi Filho e Rômulo Fernandes devem permanecer nos seus respectivos partidos. O vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor deixou o PTB e filiou no PDT. A deputada estadual Mirian Sobreira deve deixar o PROS e migrar para o PDT.

Empurrão

O prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara deixou o PRB, por falta de espaço e migrou para o PSD, partido comandado pelo ministro da presidente Dilma, Kassab, o prefeito vem fortemente disparando criticas contra o governo federal e estadual, e migrar justamente para o partido que esta no colo da Dilma.

PDT

pdt ednaldoO governador do Ceará, Camilo Santana (PT), descartou a possibilidade de sair do PT e ir para o PDT. Já a vice-governadora Izolda Cela acompanha os Gomes e também vai trocar o PROS pelo PDT.

Os irmãos Ciro e Cid, vêm intensificando encontros com políticos e lideranças. Praticamente todo o grupo seguidor dos irmãos Gomes no Ceará já assinou ficha de filiação ao PDT. Até agora, 63 prefeitos deixaram o PROS e estão no PDT para as eleições de 2016. A próxima etapa de filiação ainda nesta semana é para vereadores, deputados estaduais e deputados federais. Os irmãos Ciro, Cid, Ivo e Lia já estão filiados ao PDT. O vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, trocou o PTB pelo PDT, na noite desta segunda feira (28). O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, deixou o PROS e está agora no PDT para disputar a reeleição em 2016. O irmão dos ex-governadores do Ceará, Ciro e Cid Gomes, o deputado estadual Ivo Gomes, também trocou o PROS pelo PDT para se candidatar a prefeito de Sobral, no ano que vem. Neófita na política, a irmã caçula dos Gomes, Lia Gomes, também foi para o PDT para se candidatar a prefeita de Caucaia, em 2016.

Autor/Fotos: Rogério Ribeiro