Vereadores de oposição visitam ocupações em Iguatu

910

‘Prefeito e vereadores de situação fogem e não acompanham visitas nas ocupações, afrontando as famílias’ diz Rubenildo
Na manhã deste sábado, (12/09), os vereadores de oposição, fizeram uma peregrinação pelas ocupações em Iguatu. A visita foi notificada na ultima sessão ordinária na CMI, onde o presidente da Casa de Leis, vereador Rubenildo Cadeira convocou todos os vereadores, a Diocese e o prefeito para uma visita neste sábado, in loco nas ocupações, fato esse que ocorreu com a presença dos vereadores da oposição, do vice-prefeito, Ednaldo Lavor (PTB) e da Diocese através do padre Francisco Leiva.
Os ocupantes

vila neuma 1
As famílias se diz decepcionado com a atuação do governo municipal com o descaso que vem tendo com as famílias que estão a anos esperando por uma moradia, considerando o abandono em que se encontra a população existente que mora de aluguel ou de favor, tudo isso devido o numero alto do déficit habitacional de Iguatu. De forma precária em barracos, e muitas com crianças pequenas. Muitas das famílias estão devidamente inscritas nos programas de habitação, mais sem nenhuma previsão de receber essa moradia.
CMI

rubenildo na vila neuma
De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Iguatu-CMI, vereador Rubenildo Cadeira (PRB), Após a convocação ser aprovada por unanimidade na ultima sessão o prefeito e os vereadores de situação não compareceram nas ocupações, “Essa atitude do prefeito e dos vereadores de situação mostrar claramente que não tem compromisso com essas famílias, depois eles vão usar os seus veículos de comunicação de seus interesses para falar que estamos fazendo politicagem e ao mesmo tempo dizendo que estamos incentivando as invasões. O Prefeito e os vereadores de situação fogem e não acompanham visitas nas ocupações, afrontando as famílias” explicou o parlamentar.
Bancada de oposição pede união entre as famílias

nova neuma
Nas falas dos vereadores que marcaram as reuniões com as famílias das ocupações do Altiplano e da Vila Neuma foi de união e respeito, os discursos dos vereadores de oposição foram de união e respeito entre as famílias “Os veículos de comunicação vinculados ao grupo político do prefeito, só serve para tentar confundir e dividir as famílias que estão ocupando os terrenos, fazendo o terrorismo ao se referir que as pessoas não têm escrúpulos, aventureiros e oportunistas”. A necessidade de implantar e uma revisão nos programa de habitação popular.
Vice-Prefeito Dispara

nova neuma ednaldoO vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, fez dura criticas a gestão municipal “Esse reizinho rico ai que é deputado foi na assembleia legislativa para falar que em Iguatu era apenas 100 ocupantes e que o governo do estado se virasse e mandasse cestas básicas, ele esta desinformado é quase mil famílias que estão desabrigadas, deputado!!!” disse Ednaldo que lembrou “ Existi um cadastro de quase 8 mil pessoas e essas pessoas a mais de 10 anos estão esperando a sua moradia, diante disso as pessoas cansaram e entenderam que eram balelas políticas. Não se pode mais esperar, o poder público tem que resolver esse problema seríssimo. É muita gente morando de favor e outras foram despejadas. Não esta tendo incentivo não, prefeito! Está tendo é necessidade! Esse grupo de oposição que está aqui vão ajudar vocês e muito. Agora os vereadores de situação que estão apoiando o prefeito e tirar a carapuça e dizer eu estou do lado do povo eu não estou do lado do prefeito e nem de ex-prefeito, estou do lado do povo fui eleito pra isso’” concluiu.

Os Vereadores podem ser convidados para reuniões em clubes, associações, etc.?
Claro, a comunidade deve utilizar-se o máximo possível daqueles que são seus representantes legítimos. Sempre que houver alguma reunião que tenha importância para a comunidade, é muito útil a presença dos Vereadores.
Os Vereadores têm quatro funções principais:
Função Legislativa: consiste em elaborar as leis que são de competência do Município, discutir e votar os projetos que serão transformados em Leis buscando organizar a vida da comunidade.
Função Fiscalizadora: O Vereador tem o poder e o dever de fiscalizar a administração, cuidar da aplicação dos recursos, a observância do orçamento. Também fiscaliza através do pedido de informações.
Função de Assessoramento ao Executivo: Esta função é aplicada as atividades parlamentares de apoio e de discussão das políticas públicas a serem implantadas por programas governamentais, via plano plurianual, lei de diretrizes orçamentárias e lei orçamentária anual (poder de emendar, participação da sociedade e a realização de audiências públicas).
Função Julgadora: A Câmara tem a função de apreciação das contas públicas dos administradores e da apuração de infrações político-administrativas por parte do Prefeito e dos Vereadores.
Presenças
Além do vice-prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PTB), participaram das visitas os vereadores, Rubenildo Cadeira (PRB), Joaquim Pezão (PROS), Cida Albuquerque (PCdoB), Romulo Fernandes (PT), Mario Fernandes (PROS), Vicente Reinaldo (PROS) e do ex-vereador, Jarim. Os vereadores Marconi Filho (PT), Marciano da Rodoviária (PTB) e a vereadora Eliane Lavor (PTB) por outros compromissos agendados justificaram suas ausências.

 

Saiba Mais

Mais duas ocupações de terreno em Iguatu

Iguatu o retrato de falta de políticas públicas para Habitação

Sessão teve protesto, bate boca e promessas.

Em Iguatu: Famílias rebatem criticas da internet

Ocupações: Prefeitura, Diocese, comissão de ocupantes e vereadores se reúnem.

Presidente do CMI de Iguatu recomenda a criação do Conselho de Habitação

Famílias seguem ocupando áreas públicas em Iguatu

CMI-Iguatu e Diocese cobram do SAAE religação de água para atender 300 famílias da ocupação Vida Nova

Em Iguatu: Mais uma ocupação, desta vez no Bairro Altiplano.

Famílias que vivem em situação sub-humana recebem visitas de vereadores

Famílias da Ocupação do Bairro Filadélfia, vão a câmara pedir apoio aos Vereadores

Em Iguatu-CE começa uma onda de ocupações em áreas públicas

Presidente da CMI-de Iguatu vai propor Audiência Pública sobre política de habitação popular

Terreno doado pela prefeitura de Iguatu-CE às famílias gera polêmica

Ocupação das Margaridas conquista terreno da Prefeitura e tem o apoio da Câmara de Vereadores

Em Iguatu-CE: Ocupação vira símbolo de luta por moradia

Em Iguatu: Invasão gera impasse
Autor/Fotos: Rogério Ribeiro