Durante toda a manhã desta sexta-feira, 05, a Câmara Temática de Fronteira do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), esteve reunida com as autoridades e moradores do município de Bonfim, na divisa com a Guiana Inglesa. O evento aconteceu na Câmara municipal da cidade e contou com a presença da prefeita Lizete Spies (PR).
A discussão sobre os problemas enfrentados na área de Segurança Pública por moradores dos municípios do Estado, promovida pelo Sistema de Segurança Pública, por meio da Câmara Temática de Fronteira do GGI, tem sido considerada positiva pela comunidade. A meta é o fortalecimento das políticas de Segurança Pública em faixas de fronteira.
Participaram do evento, o diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior, Wesley Costa de Oliveira, que representou o secretário de Segurança Pública, o Comandante do Policiamento do Interior, coronel Egberto Lima, o delegado de Polícia do Município, Eduardo Henrique Batista, o comandante do Pelotão da Polícia Militar, tenente José Lima, da vereadora e presidente da Câmara Municipal de Bonfim, Cleudimar Brito (PMN), da diretora geral de Recursos de Informações da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Carol Brey-Casiano, de secretários municipais, militares do Exército, pastores evangélicos e moradores da cidade.
O diretor do DPJI, Wesley Costa apresentou a estrutura do GGI, seu funcionamento e destacou a necessidade de uma maior integração dos órgãos de Segurança Pública, cooperação por parte da sociedade e a manutenção de uma articulação que vise o combate mais eficaz da criminalidade.
Os moradores apresentaram a preocupação com o tráfico de drogas na cidade, tráfico humano, o aumento do número da delinquência juvenil e também do que eles chamam de “invasão” de guianenses na cidade.
Segundo os moradores, muito guianenses estariam se legalizando no Brasil, durante mutirões da Justiça apresentando documentações de que seriam indígenas para, assim, conseguirem acesso a incentivos sociais do Governo Federal e estadual, como, por exemplo, o Bolsa Família e o Vale Solidário.
As denúncias serão inseridas em relatório do GGI para serem discutidas entre os membros e apontadas propostas de soluções.
Foi sugerida a criação do GGI municipal, com apoio da Secretaria de Segurança Pública, o que foi aceito pela prefeita e vereadores da cidade.
A proposta do Governo Federal chamada de “Brasil Mais Seguro”, a ser executado pelo Plano Nacional de Segurança Pública, com o apoio dos governos estaduais e municipais, também foi apresentada.
O Plano Nacional de Segurança Pública prevê o fortalecimento da segurança pública na faixa de fronteira e contempla os municípios de Roraima.
Dentre as ações previstas para o município de Bonfim, foi apresentado o projeto de vídeo-monitoramento. Durante a visita ao município, foram entregues computadores na Polícia Civil e na Polícia Militar.
A prefeita Lizete Spies destacou a importância da ação e disse que há uma expectativa da população em aumentar a segurança na fronteira, em virtude do aumento dos índices de criminalidade como delinquência juvenil, de prostituição, tráfico de drogas e de pessoas.
“Com essa ação da Enafron, acredito que haverá uma maior conscientização por parte da população e poderemos ter uma grande mudança no Sistema de Segurança em Bonfim. A implantação das câmeras de monitoramento será um inibidor da criminalidade”, disse.
Ascom/foto:SESP-RR