Entidade nacional certifica Hemocentro Coordenador de Palmas como Unidade de Elite

1014

Considerado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) como um dos órgãos públicos de maior credibilidade no Estado, a Hemorrede do Tocantins, através do Hemocentro Coordenador de Palmas, teve seus serviços reconhecidos nacionalmente pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), que certificou o Hemocentro tocantinense como Unidade de Elite. O certificado foi concedido após avaliações práticas e testes de proficiência realizados nos laboratórios de hematologia da unidade.

O título foi emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB), por meio do Programa de Controle de Qualidade Externo em Imuno-hematologia, que realizou cinco testes entre junho do ano passado e junho deste ano, no quais o Hemocentro obteve um resultado de 100% de acertos nessas avaliações. Os testes imuno-hematológicos analisaram a pesquisa de anticorpos e tipagem sanguínea.

Para conferir o título de Unidade de Elite ao Tocantins, foi levado em consideração o número de acertos obtidos pelo laboratório da unidade, além do investimento na educação continuada dos técnicos, bem como a entrega dos resultados dos exames nos prazos estabelecidos.
Dedicação dos servidores

Para a diretora da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, a certificação da unidade representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo órgão, que há mais de 16 anos presta serviços hemoterápicos e hemoterapêuticos aos tocantinenses. “Além dos equipamentos de alta geração, dos investimentos em capacitação e da política de controle de qualidade dos serviços, deve ser ressaltado o trabalho de todos os servidores da unidade”, frisou.

Segundo Pollyana, a Hemorrede se destaca entre as unidades do SUS devido ao comprometimento dos servidores que percorrem todo o Tocantins.  “Eles se dedicam a captar doadores de sangue e de medula óssea, além de atender com eficiência e humanização todos os pacientes hematológicos, assegurando a realização de exames laboratoriais com alto nível de confiabilidade, sangue de qualidade e diagnósticos precisos”, ressaltou.

A biomédica responsável pelo setor de Imuno-hematologia, Kátia Adriana Ferreira, também destacou o trabalho de toda a equipe. De acordo com ela, o certificado é importante para qualificar a todos. “Ele nos dá a condição de estarmos preparados, por isso destaco o comprometimento de toda a equipe, somos constantemente treinados e temos uma grande responsabilidade em executar as técnicas. A equipe está de parabéns por sempre trabalhar de maneira unida e alegre”, destacou.

Gestão da Qualidade

A diretora da Hemorrede destaca ainda que, para assegurar a precisão dos exames de diagnósticos realizados, a unidade criou uma Assessoria de Gestão da Qualidade, que acompanha todos os procedimentos, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para isso, o controle de todo o procedimento é gerenciado por meio da Portaria Ministerial 2.712/13 e aplicado no Setor de Captação, Atendimento ao Doador, Laboratórios e Ambulatório de Hematologia, assegurando a qualidade e a segurança transfusional.

Autor: Ascom/TO /Foto: Frederick Borges – Governo do Tocantins