Considerado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) como um dos órgãos públicos de maior credibilidade no Estado, a Hemorrede do Tocantins, através do Hemocentro Coordenador de Palmas, teve seus serviços reconhecidos nacionalmente pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), que certificou o Hemocentro tocantinense como Unidade de Elite. O certificado foi concedido após avaliações práticas e testes de proficiência realizados nos laboratórios de hematologia da unidade.
O título foi emitido pela Associação Médica Brasileira (AMB), por meio do Programa de Controle de Qualidade Externo em Imuno-hematologia, que realizou cinco testes entre junho do ano passado e junho deste ano, no quais o Hemocentro obteve um resultado de 100% de acertos nessas avaliações. Os testes imuno-hematológicos analisaram a pesquisa de anticorpos e tipagem sanguínea.
Para conferir o título de Unidade de Elite ao Tocantins, foi levado em consideração o número de acertos obtidos pelo laboratório da unidade, além do investimento na educação continuada dos técnicos, bem como a entrega dos resultados dos exames nos prazos estabelecidos.
Dedicação dos servidores
Para a diretora da Hemorrede do Tocantins, Pollyana Gomes, a certificação da unidade representa um reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo órgão, que há mais de 16 anos presta serviços hemoterápicos e hemoterapêuticos aos tocantinenses. “Além dos equipamentos de alta geração, dos investimentos em capacitação e da política de controle de qualidade dos serviços, deve ser ressaltado o trabalho de todos os servidores da unidade”, frisou.
Segundo Pollyana, a Hemorrede se destaca entre as unidades do SUS devido ao comprometimento dos servidores que percorrem todo o Tocantins. “Eles se dedicam a captar doadores de sangue e de medula óssea, além de atender com eficiência e humanização todos os pacientes hematológicos, assegurando a realização de exames laboratoriais com alto nível de confiabilidade, sangue de qualidade e diagnósticos precisos”, ressaltou.
A biomédica responsável pelo setor de Imuno-hematologia, Kátia Adriana Ferreira, também destacou o trabalho de toda a equipe. De acordo com ela, o certificado é importante para qualificar a todos. “Ele nos dá a condição de estarmos preparados, por isso destaco o comprometimento de toda a equipe, somos constantemente treinados e temos uma grande responsabilidade em executar as técnicas. A equipe está de parabéns por sempre trabalhar de maneira unida e alegre”, destacou.
Gestão da Qualidade
A diretora da Hemorrede destaca ainda que, para assegurar a precisão dos exames de diagnósticos realizados, a unidade criou uma Assessoria de Gestão da Qualidade, que acompanha todos os procedimentos, seguindo as especificações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Para isso, o controle de todo o procedimento é gerenciado por meio da Portaria Ministerial 2.712/13 e aplicado no Setor de Captação, Atendimento ao Doador, Laboratórios e Ambulatório de Hematologia, assegurando a qualidade e a segurança transfusional.
Autor: Ascom/TO /Foto: Frederick Borges – Governo do Tocantins