Equipe do Ministério da Cultura promoverá uma oficina sobre editais abertos, nesta quinta-feira, dia 13, na Videoteca do Palácio da Cultura, a partir das 15 horas.
Buscando mobilizar a comunidade cultural para buscar acesso aos três editais para fomento de iniciativas relacionadas à Política Nacional de Cultura Viva, abertos recentemente Pelo MinC (Ministério da Cultura), por meio da Scdc (Secretaria da Cidadania e Diversidade), chega nesta quinta-feira, dia 13, em Roraima, o chefe da Representação Regional Norte do MinC (Ministério da Cultura), Delson Cruz, para ministrar uma oficina de orientação psobre os editais que estão distribuídos da seguinte forma: Pontos de Mídia Livre, Pontos de Cultura Indígenas e Cultura de Redes. A capacitação acontecerá na Videoteca do Palácio da Cultura Nenê Macaggi, a partir das 15 horas.
Os editais foram lançados no inicio do mês de julho e as inscrições poderão ser realizadas até o dia 18 de agosto, preferencialmente pela Internet. Ao todo, serão liberados R$ 13,4 milhões, a serem distribuídos entre 210 iniciativas culturais.
O secretário estadual de Cultura, Marcos Jorge de Lima, destaca que este será um momento para os interessados em participar dos editais tirarem dúvidas e obter informações mais detalhadas sobre o assunto. “Receber orientações e esclarecimentos, por meio de oficinas como estas, é fundamental. As capacitações serão sempre a melhor forma de incentivar a participação do público deste setor nos respectivos editais. Essas ações, sinalizam o compromisso do MinC em apoiar de maneira continua as atividades que estão na base da sociedade brasileira”, comentou.
EDITAIS – O primeiro edital apoiará iniciativas de comunicação compartilhada e participativa que busquem interatividade com o público, realizadas ou promovidas por coletivos culturais ou por entidades culturais. Trata-se da Terceira Edição do Prêmio Pontos de Mídia Livre, destinado a entidades e coletivos culturais que diretamente produzem e/ou apoiam iniciativas de mídia livre.
O segundo edital destina-se à valorização e estímulo a iniciativas culturais de povos indígenas e suas comunidades, certificando-as como Pontos de Cultura, caso desejem. Somente os povos indígenas e suas comunidades poderão concorrer, mas eles poderão ser representados por organizações indígenas juridicamente constituídas (com CNPJ) ou por pessoa física, mediante autorização expressa das comunidades representadas.
O terceiro edital é destinado a entidades culturais e a coletivos culturais, certificados ou não como Pontos de Cultura, e irá fomentar redes culturais brasileiras locais. Serão escolhidas 40 iniciativas, divididas em duas categorias, e cada iniciativa receberá R$ 50 mil.
Autor/foto:Sheneville Araújo /Secom/RR