Deputado Natanael apresenta relatório preocupante de unidades de saúde do interior

746

A reclamação é unânime: famílias do interior sofrem com a precariedade das unidades de saúde em Roraima e os relatos preocupantes dos moradores de Caracaraí, Mucajaí e Iracema fizeram com que o deputado e vice-presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Roraima, Marcelo Natanael, PRB realizasse uma força tarefa para fiscalizar os hospitais nesses municípios. Um relatório foi montado e apresentado na tribuna da Casa, durante sessão plenária desta quarta-feira, 3, com a intenção de encaminhar toda documentação ao Ministério Público para investigação. Com fotos e relatos das denúncias, o parlamentar conheceu de perto problemas enfrentados pelos pacientes e de quem conta com a saúde pública em Roraima.

“Estou decepcionado como cidadão e considero uma vergonha a saúde em nosso Estado. É assustador. É um descaso repugnante e não vou compactuar com mentiras, quando se fala que a saúde pública aqui é uma das melhores do país e referência para todos os hospitais”, lamentou.

 

O problema tomou proporções tão sérias que o Conselho Regional de Medicina (CRM), no ano passado, já havia elaborado um relatório apresentando todos os problemas citados pelo parlamentar, porém feito em sete municípios do Estado. “Apresento aos senhores deputados o meu relatório e o relatório do CRM. Nossos relatos são praticamente idênticos, pois o problema vem se arrastando há muito tempo, mas nada foi feito desde então”, explicou.

Conforme o relatório do deputado não existem prontuários, o que significa que não há registros dos atendimentos. Procedimentos diversos são realizados na mesma sala, tais como curativos, aplicação de soro e outros medicamentos, sutura, dentre outros. Ainda de acordo com o documento, faltam equipamentos, dos mais básicos aos essenciais, fazendo com que o paciente seja deslocado de uma ambulância do Samu de Mucajaí para a capital.

“Faltam medicamentos, o laboratório esta interditado, falta pagamento de servidores terceirizados. Tudo completamente desamparado pelo poder público”, criticou.

 

Em Caracaraí, a situação também não é diferente. O Hospital Irmã Aquilina e o Posto de Saúde localizado na Vila Petrolina do Norte estão deteriorados. Ambientes sem refrigeração, equipamentos médico-hospitalares sucateados e falta medicamentos.

“Em Petrolina do Norte a situação é ainda pior, porque consta no Ministério da Saúde que o posto esta ativo, mas não foi isso que vimos. Ele esta completamente abandonado.  Que saúde é essa que o governador fala insistentemente na TV que esta melhorando cada vez mais?”, contestou.

Em Iracema, no Centro de Saúde Irmã Camila o aparelho de hemograma encontra-se com defeito e as salas de atendimento estão todas fechadas, além de estar inativo o centro cirúrgico.

 

Apartes

Os deputados Ionilson Sampaio (PSB), Aurelina Medeiros (PSDB), Jânio Xingu (PSL) e Flamarion Portela (PTC) opinaram sobre o assunto e admitiram que são precárias as condições de saúde em Roraima. O presidente da Casa, deputado Chico Guerra (PSDB) afirmou que com a municipalização da saúde nos municípios é um ‘crime’. “Os municípios não têm condições de manter uma unidade de saúde. É tudo muito precário”, explicou ao relatar da situação em Caracaraí.

 

Kátia Bezerra/Secom/ALE-RR/ Foto Jonas Trindade