Na coletiva, o presidente da Casa, deputado Chico Guerra, e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Jânio Xingu, falaram sobre a importância do evento
O presidente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), deputado Chico Guerra (PSDB), e o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado Jânio Xingu (PSL), realizaram uma entrevista coletiva com a imprensa na manhã desta quarta-feira, 3, na sala de reuniões da Casa, para tratar sobre os preparativos da audiência pública que discutirá os problemas enfrentados pelos turistas roraimenses e amazonenses na Venezuela.
O evento está previsto para acontecer no dia 9 de abril, a partir das 9 horas, no plenário do Legislativo.
Segundo Guerra, a idéia para a realização da audiência foi motivada após o assassinato do empresário, Ernandes da Silva Gomes, mais conhecido como Dinho, ocorrido recentemente naquele país. “Assim como os roraimenses, muitos amazonenses fazem turismo na Venezuela, fato este que motivou a procurar apoio dos parlamentares da Assembleia Legislativa do Amazonas, no sentido de discutirmos esse descaso no tratamento aos brasileiros naquele país. Para a minha surpresa, dos 17 deputados presentes na sessão ordinária daquela Casa, 11 deles havia sofrido maus tratos no país venezuelano”, informou.
De acordo com o presidente da ALE-RR, ficou definido entre os dois Poderes a realização da audiência pública tanto em Roraima, quanto em Manaus. “A pretensão é que seja criado documento que logo será enviado pelas autoridades políticas federais ao Itamarati, em Brasília para que seja criado um acordo de cooperativa técnica entre os dois país, na condição de garantir a segurança e o respeito aos brasileiros que fizerem o turismo na Venezuela. O mais interessante é que algumas autoridades daquele país se sensibilizaram com a situação, como é o caso do governador de Bolívar Francisco Rangel, que já faz o serviço de segurança na divisa de acesso ao seu estado, mas que pretende intensificar os serviços”, explicou o presidente.
A audiência pública terá a participação de comitiva formada por parlamentares da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (ALE-AM), liderada pelo presidente daquele Poder, deputado Josué Neto (PSD), o presidente da Comissão de Direitos Humanos, deputado estadual Abdala Fraxe (PTN), e os deputados Marcos Rota (PMDB) e o deputado federal, Carlos Souza (PP-AM) estará presente no encontro.
Os senadores da República, Romero Jucá (PMDB), Angela Portela (PT), Mozarildo Cavalcanti (PTB) e a bancada de deputados federais roraimenses também marcarão presença.
“Não podemos permitir que mais brasileiros sejam humilhados no país venezuelano. O que queremos é que seja criada uma área de segurança maior aos brasileiros o trajeto que compreende de Boa Vista até Puerto La Cruz. E como contrapartida estaremos incentivando o turismo naquele país”, enfatizou o deputado Jânio Xingu.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALE-RR encerrou entrevista convidando a população do estado a participar do evento e afirmou que a próxima audiência pública está prevista para acontecer ainda este mês em Manaus com os parlamentares daquela localidade. “A participação da população é muito importante, principalmente aqueles que passaram por algum tipo de constrangimento na Venezuela”, reforça Xingu.
Jânio Tavares/Secom/ALE-RR/ Foto: H. Emiliano