Exercícios físicos ajudam a reduzir a ansiedade

1229

54553Aprenda uma atividade para espantar a ansiedade

Um dos principais males da vida moderna, a ansiedade atrapalha a vida daqueles que padecem desse mal. A prática de atividades físicas é altamente recomendada e, segundo o professor Rodrigo da Silva, da Smart Fit de Brasília (DF), há um horário mais indicado para que o exercício tenha efeitos benéficos na ansiedade: pela manhã ou no máximo, antes do almoço.

“Se a pessoa já sofre de ansiedade e praticar a atividade física à noite, vai ficar mais ‘ligada’ e agitada, dificultando ainda mais sua concentração para dormir”, explica. A atividade física eleva os batimentos cardíacos e a produção de serotonina e deve ser evitada no período noturno, mesmo que ela ajude a ter uma boa noite de sono. Silva recomenda um exercício de relaxamento que pode ser feito durante a noite para auxiliar os ansiosos a dormirem melhor:

No quarto escuro, sem iluminação, feche os olhos, inspire e expire pela boca, dividindo os ciclos de duas maneiras:

1/1 – puxe e solte o ar profundamente;

2/2 – puxe, puxe e solte, solte o ar profundamente;

4/4 – puxe, puxe, puxe, puxe e solte, solte, solte, solte profundamente o ar, até chegar a divisão de 8 inspirações e 8 expirações.

“Este exercício faz com que o cérebro fique mais oxigenado e aí o organismo entra em sonolência, distribuindo esta sensação para o corpo todo”, conclui.