Conheça os principais benefícios do mel no organismo

891

49938O néctar é rico em sais minerais, como ferro e zinco

O mel é um produto natural que, além de conhecido pelo gosto característico, também é valorizado por suas propriedades benéficas à saúde.

Seu sabor, cheiro e cor variam de acordo com as floradas, estas que definem os tipos de mel, como silvestre ou de laranjeira. Entretanto, os nutrientes permanecem em qualquer versão do alimento.

O néctar produzido pelas abelhas é, basicamente, composto por glicose e sacarose, podendo atuar como fonte de carboidratos. Ele também é rico em sais minerais, como ferro e zinco; contém vitaminas C e do complexo B, além de substâncias que atuam como antibiótico e anti-inflamatório naturais. E os benefícios do mel não param por aí: ele também é um alimento comprovadamente alcalino.

O que é um alimento alcalino e para quê serve?

O sangue humano tem um valor saudável para seu pH e alguns alimentos podem ajudar na manutenção deste índice, embora já regulado pelo próprio corpo. Por este motivo e definido por suas propriedades, alguns alimentos auxiliam no controle da acidez sanguínea. Por se tratar de um destes produtos, consumir mel equilibra o pH do sangue e evita doenças ou complicações no organismo.