Na região Norte, o indicador vem tentando recuperar o fôlego, depois da queda de ritmo apresentada em março (5,2%) O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) nortista subiu 8,2% na comparação entre maio de 2014 e o mesmo período de 2013, descontando a inflação. A informação foi divulgada ontem pela Cielo S.A., uma das maiores empresas de pagamentos eletrônicos da América Latina. A flutuação do indicador avalia o comportamento da receita de vendas do comércio varejista no mês de referência, com base em um grupo de 24 setores mapeados pela Cielo, de pequenos lojistas a grandes varejistas.
Na região Norte, o indicador vem tentando recuperar o fôlego, depois da queda de ritmo apresentada em março (5,2%). Em abril o resultado identificado (8,3%) voltou a acelerar e a perspectiva é de que os percentuais voltem a se aproximar dos desenvolvimentos de janeiro (12,6%) e fevereiro (13,6%), quando inclusive o desempenho nacional (8,4% e 8,6%, respectivamente) foi superado. A evolução do ICVA nas demais regiões, entretanto, acompanhou o gráfico desenhado pelos progressos percentuais do indicador na região Norte.
Em maio a região Centro-Oeste liderou o crescimento do varejo em receita de vendas deflacionada, com expansão de 8,3%, seguida da região Norte, da região Sul, com 6,9%, e da região Nordeste, com 6,1%. A expansão da região Sudeste foi de 5,1%, abaixo da média nacional. No indicador nominal, a região Centro-Oeste liderou o crescimento, com expansão de 14,7%, seguida das regiões Sul, com 14,4%, e Norte, com 13,4%. As regiões Nordeste e Sudeste cresceram abaixo da média nacional em receita de vendas, com alta de 12,4% e 12,1%, respectivamente. Na região Norte, o ICVA nominal variou 16,5%, 17,8%, 9,8%, 12,4%, entre janeiro e abril.
O desempenho da região Nordeste pode ser explicado, em parte, pela alta na inflação observada nos últimos meses, principalmente para os estados de Pernambuco e Ceará. O IPCA para Recife – em maio deste ano – foi o maior do país, com alta de 1,16%, somando 6,55% no acumulado dos últimos 12 meses. Fortaleza, por sua vez, apresentou inflação de 0,95% em maio, o segundo índice de maior alta para o mês dentre as regiões pesquisadas pelo IBGE, somando 6,3% de inflação nos últimos 12 meses
Em todo o Brasil, a receita apresentou alta de 5,5%, desconsiderando a inflação, em relação ao mesmo mês de 2013. Em abril, a alta foi de 4,8%, na comparação com o mesmo período de 2013. É o que mostra o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), divulgado nesta quarta-feira (11). Na receita de vendas nominal, o crescimento foi de 12,5% em maio e de 11,9% em abril na comparação com 2013.
Feitos os ajustes de calendário, o mês de maio apresentou desaceleração no ritmo das vendas. Considerando esses efeitos, conforme gráfico abaixo, o crescimento do ICVA deflacionado foi de 5,1%, 1,3 ponto percentual inferior ao crescimento registrado em abril (6,4%). No ICVA nominal com ajustes de calendário, a redução foi de 0,5 ponto percentual, alcançando 12% em maio de 2014 na comparação com o mesmo mês do ano passado. Em abril deste ano, o ICVA nominal ajustado foi de 13,7%.
Setores
Os setores que apresentaram maior crescimento na composição do ICVA de maio foram Drogarias e Farmácias, Lojas de Departamento e Autopeças e Serviços Automotivos. Também se destacou o setor de Hotéis. Para esse último setor, Mariotto observa que a expansão ocorreu principalmente por efeito de elevação de preços, já que a inflação do setor foi de 11,22%, contra 6,37% registrados pelo IPCA geral no acumulado dos últimos 12 meses. O setor de Supermercados e Hipermercados apresentou crescimento inferior ao resultado de abril, mas ainda assim continuou com desempenho acima da média do comércio varejista.
Como é calculado o ICVA
O ICVA não tem correlação com o desempenho financeiro da Cielo. Para criar um indicador neutro que refletisse puramente a atividade econômica e o apetite de consumo no comércio, sem qualquer inferência a seus resultados, a companhia desenvolveu modelos matemáticos para isolar os efeitos do comportamento competitivo do mercado de credenciamento – como a variação de market share, por exemplo. Também foram isolados os efeitos da maior participação de cartões na economia pela substituição de cheque e dinheiro.
Os dados que compõem o Índice são capturados, de forma agregada, da base de 1,4 milhão de pontos de venda ativos credenciados à Cielo em todo o Brasil, tanto nas lojas físicas como nos canais mobile e e-commerce.