Policiais do Curso Ronda no Bairro recebem certificados na Academia de Polícia

933

Entrega de certificados2O governador Chico Rodrigues entregou na manhã desta terça-feira, 20, os certificados para os 62 policiais civis e militares que participaram, por quase 20 dias, de um treinamento intenso do curso Ronda no Bairro – nível multiplicador.  A solenidade aconteceu no auditório da Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago (APICS).

O curso é promovido pela Secretaria de Segurança Pública (SESP) e além de aulas teóricas contou com aulas práticas denominadas “visitas comunitárias” nos Bairros São Bento, o popular “Brigadeiro”, Senador Hélio Campos e Asa Branca.

O governador apontou que o trabalho de capacitação dos policiais é “magnífico”, pois envolve todo o aparato policial do estado que estarão envolvidos no programa Ronda no Bairro.

Chico Rodrigues disse que o Sistema de Segurança Pública já vem trabalhando com o programa Ronda no Bairro de forma preliminar e que a população já tem sentido uma presença maior das Polícias nas ruas.

“Acreditamos que com a implantação do programa previsto para o mês de junho, vamos ampliar ainda mais a presença das polícias nas ruas”, disse.

Segundo ele, é na Academia de Polícias que os profissionais de segurança vão participar da capacitação, do treinamento e conhecer as tecnologias a serem utilizadas.

“Estamos avançando em relação ao programa da segurança na Capital e no Estado. Hoje concluímos mais uma etapa para que possamos implantar o programa Ronda no Bairro a partir do mês de junho”, disse.

O secretário de Segurança Pública, coronel Amadeu Soares, disse que após a formação dos policiais que serão multiplicadores do curso Ronda no Bairro, o próximo passo é formar os operadores.

“Agora temos que capacitar os operadores, que são os praças da PM e investigadores da Polícia Civil. Nesse curso o policial vai passar por um processo de sensibilização, vai receber o conhecimento em relação a Polícia comunitária, direitos humanos, relação humanas, para fazer o diferencial do antes e depois. Sair da postura reativa para a pró-ativa. Ou seja, ir até a população, ouvir a população, atender a população de uma forma diferenciada. É isso que preconizam as bases das diretrizes do programa”, disse.

Soares disse que já ocorreu a licitação para a aquisição de 80 motocicletas que darão suporte ao Programa Ronda no bairro em Boa Vista.

“A licitação para a aquisição das motocicletas ocorreu na semana passada e para aquisição das viaturas deve ocorrer nesta sexta-feira. Todas elas  terão tecnologia embarcada e estamos adquirindo telefones embarcados. O grande diferencial deste projeto será o homem. Posso ter tecnologia, mas se o nosso policial não estiver preparado, de nada adiantará. A previsão é de que em junho teremos uma área de Boa Vista implantada ou até duas, dependendo dos treinamentos de todo o nosso efetivo”, disse.

Um dos participantes do curso, o 2º tenente PM Wesley Santos, disse que os profissionais de segurança foram qualificados tecnicamente para disseminar os valores e princípios do programa no seio das instituições.

“Vamos poder oferecer maior qualidade na prestação do nosso serviço. O programa alinhará ao nosso tradicional policiamento comunitário o advento de tecnologia de ponta como GPS, câmeras e internet e casará a nossa vontade de trabalhar  com a condizente estrutura que o programa oferece. Dessa forma, nosso trabalho realizado de maneira eficiente proporcionará paz e tranquilidade ao povo de Roraima”, disse.