Deputado Rodrigo Jucá defende plano de carreira para servidores públicos

1055

IMG_3253Em aparte na sessão desta quinta-feira, 15, na Assembléia Legislativa de Roraima (ALE), o deputado estadual Rodrigo Jucá (PMDB) falou sobre a importância da elaboração de um plano de carreira para os servidores públicos.

“Não temos hoje um estudo ou uma visão de todas as carreiras que o Estado necessita. Para abrir novos concursos, precisamos avaliar uma proposta condizente com a nossa realidade, e oferecer oportunidade de carreira decente e atraente”, destacou o parlamentar.

Durante a sessão dezenas de psicólogos e assistentes sociais reivindicavam a efetivação da Lei estadual 940/2013 que trata da implantação do Programa de Atendimento Psicopedagógico e Social em todas as unidades escolares da rede pública.

Rodrigo explicou que a reivindicação é justa, mas que merece prudência. Ele destacou ainda que 92% do recurso do Fundeb que o estado recebe hoje, cerca de R$ 300 milhões são destinados para pagamento de folha, por isso é necessária a elaboração de um plano de carreira.

O parlamentar comentou ainda que conhece as dificuldades pelas quais uma escola passa. Segundo ele, crianças e jovens chegam às unidades de ensino sem estrutura familiar e em situações sociais muito graves.

“São inúmeras as crianças e jovens que são criadas por tios, avós e vizinhos por situações diversas. A criança vai pra escola carregando nas costas todo o peso desses problemas familiares e por isso é necessário um acompanhamento profissional” enfatizou.

Para a assistente social Eliete Ferreira Matos, uma das organizadores da mobilização, a Lei precisa ser cumprida.

“Essa Lei precisa ser efetivada por meio de concurso público, pois hoje quem está cumprindo com o papel, que por lei deve ser realizado pelos profissionais de psicologia e assistência social nas escolas, são os professores e gestores”.