Consumidores poderão limpar o nome com mais facilidade
Começa nesta segunda-feira a segunda edição do Feirão Limpa Nome On-line, organizado pela Serasa Experian. Até o dia 17 de abril, endividados poderão acessar o serviço e renegociar pendências com cerca de 80 empresas – na primeira edição, em outubro do ano passado, a campanha reuniu apenas 30 marcas. O serviço permanece gratuito.
Para participar, é preciso entrar no site (http://serasaconsumidor.com.br/limpanome) e preencher o cadastro no sistema, que encaminhará o consumidor para uma página com a relação das empresas que fazem parte da campanha. A lista inclui lojas como Casas Bahia, Ponto Frio e Americanas, além de bancos como Bradesco, Itaú e Santander.
Uma vez escolhida a empresa com a qual quer negociar, o usuário então terá acesso às dívidas pendentes que estiverem na base da Serasa.
Nesta página, também será possível entrar em contato diretamente com os credores, por chat, e-mail ou telefone. Segundo a Serasa, em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta feita pela própria empresa.
Assim como o primeira campanha do tipo, realizada a poucos meses do Natal, a data da segunda edição também foi escolhida com base em outra data comemorativa em que os níveis de inadimplência costumam aumentar: o dia das mães. A proximidade de uma nova temporada de compras e a pressão de dívidas de início do ano, como impostos e material escolar, são alguns riscos apontados pela Serasa.
A campanha é uma extensão de um serviço que a entidade mantém 24 horas por dia. Segundo a Serasa, o Limpa Nome Online conta com a participação de cerca de 90 empresas e recebe 200 mil acessos por mês. A Serasa diz ainda que o índice de sucesso das negociações chega a 80%.
Vendas – A atividade do comércio recuou 3,3% em todo o País, no mês de março ante fevereiro, de acordo com levantamento divulgado na sexta-feira pela empresa de consultoria Serasa Experian. Na comparação com março do ano passado, houve queda de 1,6%. O desempenho de março deste ano, entretanto, foi afetado pelos dias de carnaval. Quando se compara o primeiro trimestre de 2014 com o mesmo período do ano passado, houve alta de 3,3%. Segundo os economistas da Serasa, o feriado do Carnaval reduziu o fluxo de consumidores às lojas no mês de março, o que afetou fortemente a atividade.