“Os jovens de hoje estão muito vulneráveis. Na verdade o Brasil de hoje não tem formado jovens conscientes” diz Fabio.
Geralmente, é na juventude que se define o período da vida caracterizado por grandes acontecimentos. É nesta fase, que as pessoas estão em busca de uma identidade, de novos rumos. Uma geração é definida pelo gosto e costumes dos jovens.
O Dia Mundial da Juventude foi criado pelo Papa João Paulo II em 1985, sendo a data ligada a eventos da Igreja Católica. Com o passar do tempo, a data passa a ser comemorada por várias crenças e culturas.
Os jovens das décadas de 60, 70 e 80 tinham uma visão de mundo mais solidária e sempre planejavam meios de mudar a nossa sociedade. O espírito de revolução era mais visto em épocas passadas, o que hoje em dia fica mais esquecido.
Veja a entrevista:
Entrevista com o Coordenador Geral de Ideologias e estratégias – M-ID, Fabio S. Cavalcante.
RRInterativo: Vocês tem algum conhecimento de políticas públicas para os jovens? Se tiver quais são elas?
Resposta: Bem.. Ótimo, gostei do inicio de nossa conversa. Sim tenho um pouco de conhecimento de políticas publicas, e principalmente sobre jovens. Vou acreditar, na importância urgente de se implementarem políticas publicas de qualidade, onde o fim seja o progresso da comunidade. Porém isto não é o contexto principal que nos é trago diariamente, o individualismo tomou as classes, e estas se tornarão a versão ao nosso assistencialismo social, pautado no agrado de interesse, impossibilitou a construção de políticas publicas, de qualidade em nosso País. Porem em face do novo mundo ouso som de Revolução! O Brasil mesmo agora progride… O que tem em sua inscrição, o país da malandragem, das mulheres nuas, e das festas quentes. Agora se organiza, o espaço está aberto. O pensamento inovador de uma nação sempre será o louvor de um Governo Justo. No Atual momento social, os países outras horas tidos como fracos, assumirão postura de Lideres, em face do novo progresso. Acredito assim então, que todo meu conhecimento de política publica, se resuma somente a isso no final. “Fazer o bem”
Os jovens de hoje estam muito vulneráveis.
Os canais de TV são satanisados
RRInterativo: Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos jovens hoje?
Respostas: São varias… Porém acredito que três questões básicas definem boa parte, do consciente coletivo da atualidade. Estas são: “O foco do sistema de resposta aos relacionamentos sociais, da atualidade, foca na construção de uma mascara e de uma rejeição a realidade. Uma perca de identidade. – fator 1. Fator 2 – A exposição de lixo ultra poluente para a mente, na maioria dos canais de TV. Na verdade na vida já que os canais que às vezes tão bem satanisados, não sabendo que estes apenas interpretam o reflexo da realidade do que realmente somos. O jovem de hoje está muito vulnerável, a um sistema ao seu redor e deste é lhe tirado a percepção, que lhe poderia fazer enxergar, se real potencial. Não quero dizer aqui que todos nós jovens erramos, mas erram a maioria, se erram assim erra como comunidade. Porém o jovem de hoje conta com ferramentas na atualidade, que lhes facilitam e muito a interação, e quando isso se destina ao bem… Bem… SIMPLESMENTE ACONTECE!!!! Identificar o mal de hoje no meio da juventude, é imperativo. Pois está aberto o cerco para o declínio moral, que deve não apenas nos soar como uma coisa sobre a qual devemos somente olhar e ter pena, ou demonstrar uma vez ou outra generosidade; passiva de interação. Portanto percebo as dificuldades da juventude de hoje,
Da educação sucateada.
Dos políticos bandidos.
Da cultura persuasiva.
Das alienações da ilusão, o que dispetará controversas, como (Depressão, dicção; compulsão e etc.)
Porém ainda assim vejo que se na juventude corrigirmos alguns passos encontremos o progresso… Logo na esquina.
RRinterativo:Qual a sua avaliação dos jovens na política?
Respostas: A pouca influencia da juventude na política hoje, na verdade o Brasil de Hoje não tem formado, jovens conscientes. Está verdade se toma é claro, Aparti da própria movimentação estudantil, que depois do movimento “Caras Pintadas” Desapareceram…. Não desapareceram os lobistas, e sim a ideologia. Olho com bons olhos atuações de grupos de jovens abertos. Chama-me atenção, eventos isolados de casos de jovens lutadores, por esse país a fora. Porém o jovem que estiver disposto a atuar no cenário político, deve saber determinar bem seus passos, e com quem se associa. Sem jamais é claro, vender sua ideologia. O jogo Político Trata-se de ideologia. No momento em que se vende está, o sujeito se torna dispensável. No político correto, honesto que existe em nós e em muitos momentos nosso trato trivial do dia a dia.
RRinterativo: Na sua opinião o que o poder publico deveria fazer para colaborar com a juventude?
Respostas:
Se unir – Está é a grande realidade. O poder publico tem que vender a juventude o progresso, em troca da sua observância e mudança de alguns traços negativos próprios da fase “Juventude”. Uma interação precisa ser proposta e ela deve ser manifestada com maior impacto a parti da interação direta do setor publico, pois são quem escolhemos, nesta republica democrática. A visão de massa tem que ser aniquilada. O poder publico, tem que pensar ações Para o Micro-cosmo do relacionamento social da era do conhecimento. E preciso descer as favelas, aos lugares menos privilegiados, e tornar as sucatas luxo. Este é o dever do setor publico sua missão… Porém se estes se calam, não se pode calar a comunidade. De nada adiante reclamar se não, partirmos a construção do que realmente acreditamos… Se melhor….
RRinterativo: Neste dia mundial da juventude, a juventude Boa-vistense tem o que comemorar?
Resposta: Sim… O sistema sabemos todos, é este errado e tal. Porém ao fitar meus olhos, na juventude de Macunaíma, vejo o futuro. Tomei Para mim que a juventude e o Estado de Roraima têm muito a oferecer ao mundo. E vejo se construir, em grupos, reuniões, violões nas praças, postagens no facebook. Vejo uma juventude inteligente, e bem sinto-me bem em saber que podemos contribuir, para a construção desta realidade. O movimento ID se dispôs a construir no caminho da interação, Um novo mundo está surgindo é um fato, ao compreendemos este nos tomará de em previsto.
RRinterativo:Fique a vontade para fazer algumas considerações;
Bem… Como consideração final, quero agradecer ao RRINTERATIVO. Por ter criado perguntas tão lúcidas. O que me permitiu alguns momentos agradáveis. E uma experiência fascinante… Obrigado!
Da Redação/foto divulgação