A Prefeitura de Boa Vista em parceria com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas e Desastres Naturais instalou pluviômetros em seis bairros da cidade, que servirão para monitorar a quantidade de água da chuva, por milímetros, na capital.
“Para reduzir impactos gerados pelas fortes chuvas, instalamos esses pluviômetros que servirão para que a própria população possa monitorar diretamente o aumento na quantidade de chuva e assim prevenir futuros alagamentos”, afirmou a prefeita Teresa Surita.
Os equipamentos foram implantados em prédios públicos, localizados em pontos estratégicos. Paraviana, Cidade Satélite, Calungá, Cauamé, Nova Cidade e Vila Olímpica, foram os bairros escolhidos após um georreferenciamento aprovado pelo Centro de Monitoramento.
A instalação faz parte do projeto Pluviômetros nas Comunidades, realizado em nível nacional, com o objetivo de promover a percepção de riscos de desastres naturais e prevenir acidentes.
A Defesa Civil instruiu ainda presidentes e representantes de bairros para ensinar como fazer a leitura do equipamento. “Cada morador foi instruído para acompanhar o equipamento e se necessário, repassar o alerta a Defesa Civil Municipal. Este é um ganho para a população boa-vistense”, disse Ricardo Sativo, diretor da Defesa Civil Municipal.