Sesc realiza Concerto Partituras e lançamento do Calendário Cultural 2014

1002

rrOrquestra Maestro Norton FerreiraO Serviço Social do Comércio em Roraima (Sesc-RR) realiza na terça-feira, 18 de março, às 20h, no Teatro Jaber Xaud – Mecejana, a primeira apresentação do Concerto Sesc Partituras. Na oportunidade, haverá um coquetel de lançamento do Calendário Cultural do Sesc-RR 2014. A entrada é franca.

A IV edição do Concerto Sesc Partituras faz uma homenagem ao compositor César Guerra-Peixe (1914-1993) pelo centenário de seu nascimento (18 de março). Neste dia serão realizados 11 concertos simultâneos, em diferentes cidades do país, contemplando todas as regiões brasileiras, com repertório inteiramente dedicado à obra do compositor.

Em Roraima, o Sesc Partituras será apresentado pela Orquestra de Câmara “Maestro Norton Ferreira”, composta por Norton Ferreira (Maestro e Trombone), Tatiana Friesen (Piano), Jesaias Viana (Trompa), Jean Carlos (Trompete), Valcy Hédio (Flauta) e Nilberto Vasconcelos (Clarinete).

Para o presidente do Sesc-RR, Airton Dias, será um boa oportunidade do público ter acesso à obra de um dos maiores compositores da música erudita brasileira.

“Para quem já conhece a obra de Guerra-Peixe é uma excelente oportunidade de conferir alguns de seus sucessos. Aqueles que não conhecem, mas apreciam a música erudita poderão descobrir o quanto foi rica sua trajetória musical. Será também um momento para que todos tenham acesso à agenda cultural do Sesc para 2014”, aponta o presidente Dias.

O concerto é um desdobramento do projeto Banco Sesc de Partituras, que desde 2007 realiza um projeto de pesquisa, resgate e catalogação de partituras musicais em todos os estados brasileiros. O Banco Sesc Partituras é uma plataforma digital que oferece ao público a oportunidade de consultar obras de musicistas brasileiros que marcaram época, como também permite aos  contemporâneos registrarem suas obras, tanto a consulta quanto o registro são gratuitos.

Guerra-Peixe

O compositor, instrumentista e professor César Guerra-Peixe aprendeu violão com o pai aos seis anos de idade e logo se interessou pelo bandolim, piano e violino. Graduou-se no Conservatório Brasileiro de Música e estudou o professor alemão Hans-Joachim Koellreutter em 1944, utilizando em suas composições inspirações em poemas de Mário de Andrade. Em 1949 mudou-se para Recife onde estudou folclore. Como violinista, integrou a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio MEC, o que permitiu a difusão de seu trabalho em rádios de música popular. Destaque no cenário musical nacional e internacional, Guerra-Peixe deixou um importante legado musical, que inclui mais de 13 discos de música erudita e contemporânea, além de pesquisas e publicações.

Serviço

Os ingressos são limitados e devem ser retirados uma hora antes do evento, estando disponíveis a partir das 19h.