TRE-RR atende indígenas no Centro Regional Lago do Caracaranã

688

_Justiça eleitoralUma equipe da Justiça Eleitoral Itinerante (JEI), composta por três servidores, realizará atendimento amanhã (14), das 8h às 15h, no Centro Regional Lago do Caracaranã. Os indígenas poderão tirar o primeiro título, realizar transferência, revisão ou solicitar a segunda via. Basta apresentar um documento de identidade oficial com foto, acompanhado de cópia, e declaração do tuxaua da comunidade, confirmando moradia no local. Os homens maiores de 18 anos devem levar certificado de alistamento militar.
Com o slogan ‘O voto ao alcance de todos’, o Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) iniciou o calendário de atendimento da JEI 2014 no último dia 24 de fevereiro, na Comunidade Indígena Boca da Mata, em Pacaraima. O objetivo é disponibilizar os serviços eleitorais via satélite para comunidades indígenas, ribeirinhas e distantes das sedes das zonas eleitorais.

O presidente do TRE-RR, desembargador Mauro Campello, destacou a importância de realizar atendimento nos locais mais distantes do Estado, o que resulta na aproximação da Justiça Eleitoral com a população e viabiliza o exercício da cidadania, evitando a dependência dos eleitores quanto ao transporte para sedes das zonas eleitorais, principalmente o patrocinado por políticos.

“É a Justiça Eleitoral indo até a casa do cidadão, pois, pelo princípio da Constituição Federal, o voto é obrigatório, logo, precisamos dar acesso aos que moram longe, que precisam andar longas distâncias para tirar o documento”, disse ao lembrar que as itinerantes seguem até o dia 07 de maio, com previsão de atender mais de 40 localidades de difícil acesso, de norte a sul do Estado, incluindo o Baixo Rio Branco.