O retorno das atividades do Centro Municipal Integrado de Educação Especial (CMIEE) foi de muita brincadeira e diversão para receber as 297 crianças e adolescentes atendidos pelo Centro. A programação especial envolveu a participação dos pais que se divertiram com os filhos durante as atividades recreativas.
Este ano o CMIEE inovou no processo de atendimento, ampliando o tempo de consulta com os especialistas, que passou para 40 minutos, e os educadores vão dispor de um período dentro de sua carga horária para atender aos pais dos alunos.
O Centro possui uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, pedagogo e terapeuta ocupacional. O atendimento é feito duas vezes por semana no período oposto da escola.
“No ano passado implantamos ações para melhorar o atendimento do Centro. Ampliamos o número do transporte escolar, agora são dois ônibus adaptados que pegam as crianças em casa. Oferecemos continuamente cursos de capacitação para os professores que trabalham nas salas multifuncionais”, explicou a prefeita Teresa Surita.
O processo de inclusão tem transformado a vida das crianças atendidas pelo CIMEE. Após um acidente, Luan, 10 anos, teve paralisia cerebral. Quando chegou ao Centro há cinco anos, não falava e nem se movimentava. Hoje ela fala e consegue manter o equilíbrio. “Percebo a cada dia o avanço na vida de Luan. Ele adora estar no Centro fazendo as atividades, afirmou Adriana de Paula, tia que acompanha o Luan.
Capacitação – Começou nessa segunda-feira, 17, e vai até o dia 12 de março, o curso de Atendimento Educacional Especializado, para 50 novos professores que irão atuar na rede de ensino. O curso acontece no auditório da Igreja de Cristo dos Últimos Dias (Mormons) – Centro.
O objetivo é capacitar esses profissionais para realizar o atendimento e promover o acesso, participação e desenvolvimento de alunos com necessidades especiais nas escolas. Para o secretário municipal de educação, Rodrigo Jucá, o trabalho este ano, será focado no processo de alfabetização das crianças especiais. “Estaremos desenvolvendo ações para monitorar o processo de ensino e aprendizagem desses alunos”, afirmou o secretário.