O Projeto Praia Limpa, da Prefeitura de Boa Vista, atenderá ao balneário Cachoeirinha neste domingo (16), das 14h às 16h. Os educadores ambientais realizam a ação com o objetivo de conscientizar os frequentadores do local sobre a preservação das áreas verdes e recursos hídricos da cidade. O balneário fica no bairro Cidade Satélite.
Os educadores ambientais distribuem folder informativo e realizam brincadeiras com os banhistas. Além disso, a equipe realiza a limpeza da praia. Haverá ainda uma tenda de apoio com exposição de fotografias sobre recursos hídricos de Boa Vista, como igarapés e rios. Um inspetor ambiental estará na tenda dando dicas aos visitantes sobre o Código de Postura do Município e sensibilização ambiental.
De acordo com Karuliny Maia, diretora do Departamento de Educação Ambiental da SMGA, o atendimento no local cumpre com uma das diretrizes da prefeita Teresa Surita, que sempre trabalhou questões socais e ambientais em suas gestões. “Uma das prioridades do Município é sempre manter os nossos recursos hídricos protegidos. Fazemos este trabalho de conscientização nos balneários, para que a população seja nossa parceira”, destacou Karuliny.
Conforme artigo 127 do Código de Postura do Município é proibido em balneários ou praias:
– Banhar animais;
– Retirar areia ou outro material que prejudique a sua finalidade;
– Armar barracas por mais de 24 horas ou fora dos locais determinados, sem prévia licença da Prefeitura;
– Fazer fogueiras nos matos ou bosques adjacentes;
– Lançar pedra, vidros ou outros objetos que possam causar danos aos banhistas;
– Danificar, remover ou alterar as cabines ou outros melhoramentos realizados pela Prefeitura;
– Praticar jogos esportivos que atentem contra a saúde e a segurança dos outros banhistas;
– Praticar esportes aquáticos, com barcos motorizados, nas áreas de maior freqüência dos banhistas;
– Fica expressamente proibido às embarcações, motores e esquiadores nas praias e exibirem num raio de área de 500 metros de extensão a partir da praia.