Quatro pessoas foram presas em flagrante por agentes do Setor de Operações do 1º Distrito Policial, acusadas de participação em crimes de furtos, receptação e formação de quadrilha praticados na área central e na Zona Oeste de Boa Vista. As investigações foram coordenadas pela delegada Catherine Saraiva.
A operação policial para prendê-los começou no início da manhã de ontem, 10, quando uma dupla de ladrões arrombou uma residência para roubar pela segunda vez em menos de 15 dias.
O crime aconteceu no bairro São Francisco. Os proprietários da residência registraram boletim de ocorrência no final do mês de janeiro informando que o local foi violado e de lá furtados vários objetos. Chamou a atenção dos policiais que a maioria dos objetos furtados era feminino como roupas intimas, perfumes, ultra-book, roupas e jóias. Os ladrões levaram também uma TV de 42 polegadas e mil dólares americanos.
OPERAÇÃO POLICIAL
Os agentes do 1º DP investigavam o crime, quando receberam uma ligação telefônica das vítimas, no início da manhã de ontem. É que a mesma dupla de ladrões voltou à residência com a intenção de roubar. Em posse de equipamentos como “pé de cabra” e outras chaves eles tentavam arrombar um cofre que tinha na casa.
“O casal saiu para tomar café e retornou em seguida. Ocorre que os ladrões estavam monitorando eles desde o domingo, aguardando uma oportunidade para entrar na casa. Quando eles entraram a primeira vez perceberam que tinha um cofre e decidiram voltar para arrombá-lo. Porém, eles não contavam que as vítimas retornassem logo à residência e os surpreendessem”, disse a delegada.
Com a chegada das vítimas, os dois homens saíram correndo e no local deixaram equipamentos utilizados para arrombar a residência e um telefone celular. As vítimas conseguiram anotar parte da placa do veículo e repassaram aos policiais.
“Desta forma iniciamos as investigações pelo rastreamento do celular e pelos fragmentos da placa do veículo”, conta a delegada.
AS PRISÕES
O primeiro a ser preso por volta das 12h30 foi Frank Meireles Carneiro, que tem passagens na polícia por furtos e roubo. Ele estava respondendo a pena em regime aberto. Os policiais o localizaram em um comércio no Centro de Boa Vista. Em seguida, foi preso o cabeleireiro Márcio Paulo Santos de Carvalho, acusado de receptação de produto furtado.
“Inclusive, a proposta de emprego para o Frank Carneiro apresentado à Justiça é do salão do Márcio de Carvalho. Em poder dele foi apreendido o ultra-book furtado”, informa a delegada.
O terceiro a ser preso, por volta das 16h30, foi Fredson de Souza Nascimento, conhecido por “Marisol”. Ele é o proprietário do veículo Punto Vermelho, apreendido pelos policiais e que era utilizado para levar os produtos furtados das residências. Através dele, os policiais prenderam a quarta pessoa, apontada como receptador. Trata-se de Jimmy Marley de Oliveira Cardoso. Com ele foram apreendidos um notebook, a TV de 42 polegadas e duas máquinas fotográficas furtados.
Segundo a delegada, Frank Meireles está respondendo em regime aberto há menos de um mês e desde então já praticou vários crimes. Três deles as vítimas foram identificadas. Em todos eles contou com a participação de Fredson Nascimento.
“Inclusive encontramos trocas de mensagens entre os dois pelos telefones deles que foram apreendidos. O do Frank foi deixado no local do crime, no bairro São Francisco e ambos serão encaminhados para perícia”, disse a delegada.
A equipe do 1º DP já identificou que Fredson e Frank participaram em arrombamentos seguidos de furtos em três residências, sendo que em uma delas eles agiram por duas vezes. Outro furto foi praticado na área do 2º DP e outro na área do 4º DP.
Os quatro foram apresentados na Central de Flagrante no início da noite onde foram autuados pelo delegado Jorge Wilton Nepomuceno e recolhidos à Penitenciária Agrícola de Monte Cristo.