Programa Assembleia Cidadã acontece no extremo norte do país

884

Deputado Erci de Moraes ministrou palestra sobre o papel dos parlamentares e a função da corregedoria no parlamento

O programa “Assembleia Cidadã” foi realizado neste final de semana no município do Uiramutã, o segundo a receber as ações sociais do Poder Legislativo. Distante a 306 km de Boa Vista, o município possui a maioria de seus habitantes indígenas, da etnia Macuxi.

Cerca de 300 pessoas participaram das palestras e oficinas oferecidas pela equipe técnica da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), através da Escola do Legislativo (Escolegis) e do Centro de Apoio às Câmaras (CAC), na Escola Estadual Joaquim Nabuco, além de atendimento específico do Centro Humanitário de Apoio à Mulher (Chame) e palestra sobre violência doméstica. O Procon ALE-RR ministrou palestra sobre os direitos do consumidor, com entrega de cartilhas.

O corregedor da Casa, deputado Erci de Moraes (PPS), ministrou palestra sobre o papel dos parlamentares e a função da corregedoria no parlamento e afirmou que as ações aproximam a comunidade do Poder Legislativo.

“Sou um entusiasta desse programa, pois trazemos a ALE próximo ao cidadão, cumprindo seu papel, pois representamos o povo”, afirmou.

Vereadores, servidores do município e a vice-prefeita, Ernestina Afonso de Souza (PR), participaram da oficina de treinamento para os funcionários do Legislativo e Executivo Municipal.

“Atendimentos como esses são raros em nosso município. Essas ações da ALE edificam as relações entre os Poderes, além de beneficiar toda a população”, comemorou a vice-prefeita na língua macuxi. Esta também foi a linha de raciocínio da gestora da escola.

“Considero fundamental essas ações da ALE, pois preparamos nossos alunos previamente sobre todos os temas. O interesse foi unânime e o resultado muito produtivo. Foi articulado entre os alunos, dia letivo para realização dessas palestras”, explicou Claudete Franco dos Santos.

A comunidade ouviu também temas como “Comunicação Social no Legislativo”, abordando o papel das mídias sociais e a importância da comunicação institucional.

Assembleia Cidadão em Uiramutã com dep. ercí

Classe estudantil

Aos 16 anos, Geovana Rodrigues Oliveira da Silva já conhece um pouco da legislação que ampara os consumidores. “Tivemos uma preparação aqui na escola e sabemos dos nossos direitos e também deveres. Essas palestras vão somar conhecimento e abrir nossas mentes. Sei do meu papel como cidadã e quero aprender cada vez mais”, explicou.

O difícil acesso ao município é um dos principais entraves para realizações de programas sociais, destacou a estudante. “É difícil algum órgão do poder público nos visitar e quando isso acontece, temos que sugar o máximo de informações”, concluiu. A maioria dos alunos lotou o pátio da escola para participaram das palestras e atendimentos oferecidos.

Ascom:ALE-RR/foto: Melki Gaia