Especialista lista os principais benefícios da ingestão regular de água
Os médicos sempre reforçam a importância de manter o corpo hidratado. Contudo, com a correria do dia a dia muitas pessoas se esquecem de beber água e isso pode prejudicar o funcionamento do organismo.
Segundo Fábio Cardoso, especialista em medicina preventiva, longevidade e antienvelhecimento, a partir dos seis meses a criança já pode e deve tomar água. Na adolescência a quantidade recomendada é de um litro por dia e na fase adulta dois litros.
O especialista explica por que beber água é importante e lista 8 motivos para não deixar a garrafinha de lado.
Eliminação de toxinas
A hidratação adequada garante um bom volume de sangue, responsável pelo transporte de nutrientes para as células e eliminação de toxinas. “Com o sangue mais fluído, há maior absorção de sais minerais e vitaminas principalmente as do complexo B”, completa.
Sistema digestivo
De acordo com o especialista, a água auxilia na produção de enzimas digestivas, suco gástrico, saliva e muco de todo o trato digestivo garantindo uma boa digestão e absorção de nutrientes, hidrata as fibras dos alimentos, aumentando o volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento intestinal.
Temperatura corporal
A ingestão regular de água contribui para a regulação da temperatura corporal, principalmente durante a realização de exercícios. “A água regula a temperatura do corpo ao absorver e liberar calor pela produção e evaporação do suor”, diz Cardoso.
Função renal
Segundo o especialista, a água facilita o trabalho de filtragem pelos rins, eliminando toxinas e diminuindo o risco de aparecimento de infecções urinárias e cálculos (pedras).
Olhos
Manter-se hidratado garante a produção das lágrimas (liquido lacrimal), que oferecem uma maior proteção contra infecções por vírus e bactérias.
Dentes
“A água é importante para a produção de saliva, facilitando a mastigação e reduzindo os resíduos alimentares A escovação dentária tendo como aliada a quantidade ideal de saliva diminui o risco de aparecimento de cáries”, explica Cardoso.
Peso
O centro da fome e da sede se encontram na mesma estrutura cerebral chamada de hipotálamo. “Garantir uma boa hidratação pode diminuir a quantidade de comida ingerida”, afirma o médico.
Articulação
De acordo com o especialista, a água combina-se a moléculas viscosas para formar fluídos lubrificantes para as articulações.