Saúde – Mais de 690 mil atendimentos foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde do município

543

_AtendimentoDesde que assumiu a Prefeitura, há mais de 11 meses, a prefeita Teresa Surita tem priorizado a área de saúde do município. A população já pode identificar algumas melhorias na qualidade, o que pode ser comprovado pelo número de atendimentos realizado nas 32 Unidades Básicas de Saúde. Só no período de janeiro a outubro deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde registrou 690.982 atendimentos.

A intenção, de acordo com a prefeita, é que a capital se torne referência em saúde. “Queremos nos tornar referência no atendimento à população. Na área de saúde houve um avanço, mas sabemos que ainda tem muita coisa para ser feita. Diferente de anos anteriores, hoje todas as nossas unidades contam com médicos, chamados no último concurso e no processo seletivo, o que proporciona a melhoria e resgata a confiança nos serviços”, destacou a prefeita Teresa Surita.

As Unidades estão localizadas em diversos bairros e disponibilizam de atendimento médico, ambulatorial, curativo, vacinas, aferição de pressão, teste de glicemia, serviços de ginecologia, pediatria e clínica geral, entre outros. Giovane da Silva, 22, é açougueiro e mora próximo ao Centro de Saúde do Buritis. Ele disse que gosta do atendimento no local. “Sempre me consultei aqui, os médicos são bastante atenciosos e os enfermeiros atendem bem, acho que os serviços estão melhorando muito aqui no Centro do Buritis”, afirmou.

A comunidade também dispõe da visita domiciliar dos agentes comunitários de saúde, que atuam pelo Programa Estratégia Saúde da Família, que registrou até outubro deste ano 374.176 atendimentos, considerado o maior número de procedimentos. Em caso de atendimento especializado, os médicos encaminham o paciente para os centros especializados do Governo do Estado.

Investimentos

A Cidade tem investido cada vez mais na atenção básica, reestruturando as unidades, com a execução de pequenos reparos na parte elétrica e hidráulica, pintura, climatização, aquisição de equipamentos e medicamentos para todas as farmácias. Além disso, foram contratados mais médicos e profissionais de saúde do último concurso. Com a parceria do governo federal, a capital dispõe de 32 profissionais, do Programa Mais Médicos.