“Muitas ideias e grandes debates” definiu o secretário
Secretário de Estado da Segurança do Piauí, Fábio Abreu, participou nos dias 20 e 21 de junho, em Porto Alegre/RS, da 66ª reunião do Colégio Nacional dos secretários estaduais da Segurança Pública, o Consesp. Na pauta do encontro o Plano Nacional de Segurança Pública (PNSP) proposto pelo Ministério da Justiça/SENASP.
Segundo Fábio Abreu o encontro é uma oportunidade que os secretários têm para debater mecanismos de enfrentamento a violência, “Muitas ideias e grandes debates, a ser colocada em prática, a fim de intensificar o enfrentamento a violência. Esse tem sido o meu grande objetivo” destacou o secretário.

Na condição de presidente do colégio, Jefferson Portela disse que o encontro é uma oportunidade que os secretários têm para debater em seus respectivos estados, “É um encontro de extrema importância, pois aqui podemos contribuir por meio de técnicas que estão sendo muito bem desenvolvidas, e que estão dando bons frutos no que se diz a respeito de combater as ações criminosas. A reunião tem a finalidade de fazer uma troca de projetos, e apresentação de excelentes trabalhos executados pela pasta da segurança pública em nosso país” disse Jefferson Portela.
As pautas debatidas
Em pauta, foram debatidas as contribuições de cada estado na formulação de um conteúdo da Política Nacional de Segurança Pública junto ao governo federal no nivelamento do Plano Nacional de Segurança Pública. Tal nivelamento será analisado internamente pelas entidades, além disso, apresentadas sugestões e demandas de cada setor da segurança.
Atual cenário
Os painéis abordaram temas como o atual cenário da Segurança Pública no país, integrações entre União, Estados e Municípios, usam de novas tecnologias no sistema penitenciário e a importância do videomonitoramento nas ações das polícias. Cases de sucesso serão apresentados, elencando as suas possibilidades de replicação de acordo com as características das diversas regiões do País.
Presenças
O encontro contou com as presenças ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, e do secretário Nacional de Segurança Pública, general da reserva Carlos Alberto Santos Cruz, além dos secretários de Segurança Pública de todos os estados, chefes de Polícia Civil e diretores de Perícia Criminal.
O Consesp
Criado em 2003, o Colégio Nacional de Secretários Estaduais de Segurança Pública é um órgão cuja finalidade é o assessoramento especial aos secretários estaduais de Segurança Pública no acompanhamento e avaliação da política das ações de segurança pública em todas as esferas governamentais.
Autor: Rogério Ribeiro/Fotos: Divulgação