13 mil toneladas são recolhidas por mês em Caucaia

893

Caucaia coleta por mês mais de 13 mil toneladas de lixo. Constante no balanço anual da Coordenadoria que executa o serviço, o dado coloca o município na média nacional de recolhimento de resíduos.

Por dia, a média é de 500.000 quilos de lixo retirados das ruas. Meia tonelada. “É uma quantidade alta. E nós temos trabalhado incansavelmente para melhorar cada vez mais esse serviço. Com o aumento populacional e o avanço do desenvolvimento da cidade, ele só tende a crescer. Esse primeiro ano foi de bastante aprendizado para todos nós”, sintetiza o subsecretário de Patrimônio, Kaká Pires.

Ele refere-se ao fato de desde janeiro a coleta ser feita pela Prefeitura. Até dezembro do ano passado, uma empresa privada recolhia os resíduos.

Mais de 80% desse lixo foi recolhido por caçambas. O restante foi retirado por compactadores. E a Jurema foi a maior produtora de resíduos no balanço geral do ano: 51,4 milhões de quilos de janeiro a 13 de novembro. Ou 35% do total.

O Litoral aparece em segundo, com 50,1 mil toneladas (34%) no ano. Após, com 42,6 mil toneladas no ano, vem a Sede (29%) e, por fim, o Sertão com 4,1 mil toneladas de lixo (3% do total) no ano.

A expectativa é de que Caucaia encerre o ano com mais de 161 mil toneladas de lixo recolhidos. Isso porque dezembro deve ficar acima da média mensal em decorrência do aumento no movimento de restaurantes e bares para a realização de confraternizações.

Além disso, as habituais reformas domiciliares de fim de ano também impactam no serviço de coleta de resíduos. Por ora, janeiro foi o mês com maior coleta realizada: 16,3 mil toneladas de lixo.

Autor: Da redação com ascom/foto: ascom