Professora Ângela Bernardino assumirá a Secretaria de Educação de Várzea Alegre

323

O prefeito de Várzea Alegre, Zé Helder (MDB), anunciou nesta tarde de quarta-feira, 15 de dezembro de 2021 a professora Ângela Bernardino para assumir a Secretaria Municipal de Educação, no lugar do atual secretário Antônio Fernandes, que por motivos pessoais, deixará o cargo no fim deste mês de dezembro.

O prefeito disse que foram analisados vários nomes até chegar com sua equipe ao nome da professora Ângela Bernardino. Ele agradeceu e elogiou o trabalho bem-avaliado prestado por Antônio Fernandes à frente da Educação do município, disse que ele permanece na educação colaborando como professor e desejou sucesso em seus novos projetos.

Zé Helder destacou também as características e capacidade profissional da nova secretária e informou que ela já está atuando, neste primeiro momento, num processo de transição da pasta.

Ele disse ainda que assim como acompanhou o secretário Antônio Fernandes, com apoio, Ângela Bernardino terá esse acompanhamento. Ele falou que tem como prioridade está próximo dos secretários apoiando suas atividades.

Biografia de Ângela Bernardino

Ângela Maria Bernardino é filha biológica de Antônio Bernardino (in memoriam) e de Francisca Quitéria dos Santos. Graduada em História pela Universidade Regional do Cariri – URCA, Especialista em Teoria e Metodologia da História pela URCA – Universidade Regional do Cariri, Especialista em Mídias na Educação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e Especialista em Gestão Escolar pela Uninta.

Atuou como professora na Escola Municipal Maria Amélia, como Coordenadora na Escola Iracy Bezerra, Mestra de disciplina na Escola Presidente Castelo Branco – atual Escola Dr. Pedro Sátiro.

Em agosto de 1993 trabalhou na cidade de Jucás, na gestão do prefeito Carlile Lavor. No primeiro momento foi contratada para escrever a história da cidade juntamente com a educadora Edna Feitosa Neves. Ao mesmo tempo dava aulas de história na Escola de Segundo Grau Luíza Távora. Em 1994 fez parte da equipe pedagógica da Secretaria de Educação daquela cidade. Em 1995 assumiu na Escola Luiza Távora na função de diretora adjunta e no ano seguinte, por sete meses, assumiu a direção da escola devido o afastamento da diretora para estudos na cidade de Fortaleza.

Em 1997 foi aprovada em concurso público estadual para a vaga de professora e continuou atuando na educação na cidade de Jucás. Em 2001 pediu transferência para a cidade de Várzea Alegre e atuou nas escolas Maria Afonsina Diniz Macedo e José Correia Lima, onde no ano posterior, ficou lotada por 200h e assumiu o cargo de Coordenadora de Área de Ensino, Professora Regente do Centro de Multimeios, Professora Coordenadora do Laboratório de Informática e em 2013 assumiu a Metodologia de Trabalho – NTTPS – Núcleo de Trabalho e Pesquisa Sociais, ficando até 2016 quando concluiu seu tempo de serviço na rede estadual.

Em 2017 assumiu a Coordenadoria Pedagógica da Escola de Ensino Fundamental Doutor Dário Batista Moreno, vindo a assumir o cargo de Diretora Escolar em 2021. Para a professora Ângela Bernardino, a educação se define como “Educar é crescer. Crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra” (Anísio Teixeira).

Autor: Da redação com  ascom/Foto: Fábio Oliveira