Presidente do ICB toma posse como membro consultivo da Comissão de Igualdade Racial da OAB-CE.

495

A cerimônia de posse do presidente do Instituto Cigano do Brasil-ICB, o cigano Rogério Ribeiro, como membro consultivo na Comissão de Igualdade Racial da OAB-CE, foi realizada nesta quinta-feira (11/02), em sessão virtual, com a presença do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Presidente da OAB/CE, DR. Erinaldo Dantas.

A OAB como instituição encarregada de fiscalizar e orientar o exercício da advocacia na observância das práticas que infrinjam o Código de Ética da Ordem, também exerce a função da defesa da constituição, dos direitos humanos, do estado democrático de direito e da justiça social.

Antes de ler o termo de posse, o presidente Erinaldo Dantas, ressaltou a colaboração e o entusiasmo da equipe e desejou boa sorte. “A comissão reafirma o nosso compromisso com a sociedade e defendendo o direito à igualdade” lembrou Dantas.

A presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, Dra. Raquel Andrade.

De acordo com a presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da OAB-CE, Raquel Andrade, o trabalho da Comissão será pautado pela coletividade, valorizando o diálogo com entidades e movimentos que atuam na promoção da igualdade racial, “Um espaço de promoção da igualdade e da luta pela não discriminação em razão da raça e da etnia” destacou a presidente que acrescentou, “O cigano Rogério Ribeiro é uma das maiores lideranças dos Povos Ciganos, com repercussão da sua atuação em todo o estado do Ceará e no Brasil, com certeza a sua experiência vai ajuda muito a nossa comissão, desejamos sucesso” disse Raquel Andrade.

Para o cigano Rogério Ribeiro, apesar da história dos Povos Ciganos serem marcadas pela discriminação racial e social, é inegável que nos últimos anos houve avanços significativos nas políticas voltadas ao enfrentamento à discriminação e à promoção da igualdade racial, rompendo, de certa forma, o histórico silêncio que persistiu por tantos anos no Brasil. “É um momento histórico para os Povos Ciganos, ter um cigano calon como membro consultivo dessa importante comissão, um trabalho permanente uma das principais colunas sobre as quais construiremos nesta nova missão, com união, respeito, transparência, sabedoria e muito trabalho” pontuou o cigano Rogério.

Autor/Fotos: Ascom/ICB