Educação de Várzea Alegre prepara alunos para a prova de OBA 2022

63

A Secretaria de Educação do Governo de Várzea Alegre acompanha a preparação dos estudantes que participarão no próximo dia 20 de maio da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA 2022. Neste ano acontece a 25ª edição da OBA e a 16ª edição da MOBFOG.

A secretária de Educação, Angela Bernardinho, esteve nesta manhã de sexta-feira, 13 de maio, na Escola Figueiredo Correia, onde acompanhou um Aulão ministrado para os alunos.

Passado o período de dois anos de elevados casos de Covid-19, com aumento da vacinação e quedas de casos da doença, segundo Angela Bernardino, este ano a prova da OBA será aplicada presencialmente.

Ela explicou que os conteúdos para a prova da OBA são trabalhados nas escolas varzealegrenses desde o mês de fevereiro deste ano, com os professores de ciências e geografia estudando com os alunos os descritores, que buscam aprofundar os conhecimentos dos estudantes nas matérias propostas.

O Aulão da Escola Figueiredo Correia teve como público-alvo, alunos dos 8º e 9º anos.

Ela explicou que a OBA não é voltada a estimular a competição entre alunos, mas, aproveitar o conhecimento deles a serviço da ciência, e citou casos de alunos que recebem bolsas, no valor de R$ 1.000,00, pelos trabalhos de pesquisa.

Flaviana Menezes – diretora da Escola Figueiredo Correia, evidenciou que a expectativa é das melhores com relação ao desempenho dos alunos da escola na OBA deste ano.

Na última edição da OBA, mesmo com a pandemia, Várzea Alegre teve 165 alunos medalhistas na olimpíada.

Podem participar da OBA, alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio, sendo que da MOBFOG, também podem participar alunos do ensino superior.

Autor:  Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira