XIX Circuito Cearense de Jangadas emociona o público no Cumbuco

112

O domingo (11/8) na praia do Cumbuco foi de muito colorido no mar e emoção no público que prestigiou o XIX Circuito Cearense de Jangadas e II Rejac, etapa de Caucaia. O prefeito Naumi Amorim participou dando a partida na largada das duas categorias na faixa de areia, em frente a barraca Divina Maria.

Para o prefeito Naumi Amorim a magnitude do evento enaltece o turismo e engrandece a Vila do Cumbuco. “Ano passado a regata já foi um sucesso. Estamos valorizando e apoiando este evento esportivo tão importante para os jangadeiros e para nós também. Une o esporte cultural e a origem do nosso povo”, ressalta.

Ao todo, 32 jangadas participaram da competição, sendo 16 jangadeiros de Caucaia que disputaram a premiação do primeiro ao terceiro lugar, em duas modalidade: jangada e paquete.

Erika Amorim, primeira-dama e deputada estadual, acredita que o momento era muito esperado pela colônia de pescadores. “Nós percebemos a beleza da competição. Toda a experiência de navegar com as jangadas. Ficamos felizes com este evento que faz parte do calendário turismo do nosso Estado”, disse.

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura, Paulo Guerra, a regata de Caucaia foi incorporada ao circuito cearense e se tornou um evento estadual. “É uma manhã histórica para nossa cidade. Esta ação valoriza a vila e os pescadores. A promoção com apoio da mídia cearense prestigia as nossas origens e a nossa praia”, ressaltou.

Na modalidade jangadas o vencedor foi a jangada Matheus IV. Em segundo chegou a embarcação Mar do Sertão e na sequencia Ysadora. Já na categoria paquetes chegou em primeiro a embarcação Rael, Ana Lúcia  e ‘Deus Maravilhoso’. Para isso os participantes precisavam contornar três boias, com distância de cerca de 2,5 quilômetros entre elas, enfrentando ventos de 28 quilômetros por hora.

Pescador há 20 anos, Valmir Ribeiro é morador da vila do Cumbuco e comandante da jangada Suianny. Ele destacou que a regata é um dos momentos mais aguardados dos moradores. “Nem durmo direito. Fico ansioso. Ano passado fiquei em segundo, mas o bom mesmo é participar”, disse. Flávio Cavalcante Almeida, morador da Jurema nunca tinha visto uma regata. “Estou maravilhado com o colorido das velas. Agora quero também dar uma volta nas jangadas”, relatou.

VENCEDORES:
Categoria jangadas
1º Embarcação Matheus 4
2º Embarcação Mar do Sertão
3º Embarcação Isadora

Categoria paquete
1º Embarcação Rael
2º Embarcação Ana Lúcia
3º Embarcação Deus Maravilhoso

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom