Viva Comunidade encerra atividades 2013 com festa de confraternização

682

DSC_7025Os usuários do Viva Comunidade (Centro Integrado de Atenção à Pessoa com Deficiência) participaram, nesta quarta-feira (18), na quadra poliesportiva da Unidade, de uma confraternização que marcou o encerramento das atividades 2013 e celebração de natal. A festa contou com a presença do Papai Noel, que distribuiu presentes natalinos aos usuários.

Durante a programação os usuários participaram de brincadeiras de roda, jogos de tabuleiro e tiveram, também, a oportunidade de se divertir em uma piscina de bolinhas e pula pula.

“Encerramos hoje mais um ano de atividades do Viva Comunidade. Um trabalho realizado com muito empenho, compromisso, responsabilidade e, acima de tudo amor por cada um desses meninos e meninas. Grandes vitórias alcançamos este ano, inclusive reconhecimentos nacionais e internacionais”, disse a secretária da Promoção Humana e Desenvolvimento, Shéridan de Anchieta.

De acordo com o governador do Estado, José de Anchieta, 2013 foi um ano produtivo e, em 2014 o compromisso é ampliar a Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência.  “O Viva Comunidade tem nos mostrado, diariamente, resultados positivos. Um trabalho nunca feito em Roraima, que muito nos orgulha ao vermos o progresso de cada usuário atendido na Unidade. Esse é o nosso maior estímulo para continuar um trabalho que faça diferença na vida das pessoas”, contou.

Welda Medeiros é avó de Janis Medeiros de Souza, de dois anos de idade e usuária do Viva Comunidade a pouco mais de um ano. Devido à falta de oxigênio no cérebro no momento do parto, a menina nasceu com problemas motores e neurológicos, o que a impedia de andar e falar.

Após o diagnóstico, Welda matriculou a neta no Viva Comunidade em busca de progressos. Desde então, Janis é acompanhada por uma equipe de profissionais da área de Estimulação Precoce, recebendo auxílio de fisioterapeutas e fonoaudiólogos. Segundo Welda o tratamento representa uma nova vida tanto para a neta, quanto para toda a família.

“Antes de entrar aqui no Viva Comunidade minha neta não conseguia andar, mas hoje graças à assistência que ela recebe, Janis já consegue caminhar, pular e isso enche os nossos corações de alegria, esperança e, principalmente, de gratidão pela dedicação e compromisso desses profissionais em desenvolver um trabalho de qualidade que mudou a vida da minha neta e de toda a nossa família”, disse.

O Viva Comunidade, implantado em 2010, foi a primeira unidade da Rede Viva. O Centro oferece atendimento especializado nas áreas de educação especial, estimulação precoce, saúde, artes e desporto para quase 700 pessoas com deficiência.

A Unidade dispõe de um espaço adequado para atender pessoas com diversos tipos de deficiência, que contam com acompanhamento de uma equipe formada por mais de 250 especialistas de diversas áreas, que prestam atendimento e contribuem para o desempenho pessoal e melhoria da qualidade de vida de cada usuário.

VIVA COMUNIDADE II – O Governo está investindo na implantação do Viva Comunidade 2. A nova unidade irá integrar a oferta de serviços especializados para atender pessoas cegas, surdas e autistas. Para isso, o Governo promoveu uma capacitação, atendendo aos profissionais das duas unidades, sobre metodologias de ensino para o autista, inaugurando esse tipo de serviço no Estado.