Vigilância Sanitária promove ação educativa no Mercado Municipal de Caucaia

48

Com a chegada da Semana Santa, o Mercado Municipal Juaci Sampaio é um dos pontos comerciais mais visitados para a compra de alimentos e demais produtos de celebração do período. Preocupada com o bem-estar e saúde dos comerciantes e consumidores, a Prefeitura de Caucaia, por meio da de Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (15) ações de vigilância em saúde no estabelecimento, localizado no Centro.

De hoje até a próxima quarta-feira (17/4), sempre das 9 horas às ao meio-dia, a ação mobiliza quatro pontos estratégicos do local. Na programação, técnicos de Vigilância Sanitária, de Endemias e Zoonoses, de Imunização e de Mobilização da SMS fazem inspeções com foco na conservação dos alimentos, no controle de animais peçonhentos e nas arbovirores causadas pelo mosquito Aedes aegypti.

“Trata-se de uma ação educativa muito importante, visto que o Mercado é um dos pontos de venda mais frequentados do município. Como estamos em período de chuvas, também aumenta o risco de escorpiões e mosquitos. Preocupados com esses fatores, estamos trabalhando no sentido de orientar e prevenir, não de punir”, informou o coordenador de Endemias e Zoonoses da SMS, Pires Sousa.

Comerciante do Mercado, Alexandre Rocha considera importante a visita dos agentes. “Está sendo muito bem avaliada essa vinda dos profissionais. Pra nós, que trabalhamos aqui todo dia, é muito importante porque previne a saúde de todos”, observou.

A consumidora Ana Maria também analisou como positiva a ação Prefeitura. “Acho muito importante essa iniciativa porque a higienização daqui é algo bom pra saúde de uma forma geral”, disse.

No primeiro andar, a programação da SMS se estende com a oferta de vacinas DT-contra tétano e difteria, e Hepatite B. Além disso, os agentes distribuem materiais informativos e orientam visitantes sobre cuidados com as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom