Vice-líder do governo defende avanços na saúde em Roraima

506

Avanços significativos na área da saúde no Estado foram ressaltados em sessão plenária desta quinta-feira, 4, pelo deputado vice-líder do governo na Assembleia Legislativa de Roraima, Jânio Xingu (PSL). Na tribuna, o parlamentar rebateu algumas críticas feitas essa semana pelo deputado Marcelo Natanael (PRB), onde foram apontadas várias precariedades no serviço público de saúde nos municípios de Caracaraí, Mucajaí e Iracema.

“Natanael responsabilizou o Estado pelos problemas na saúde, mas 90% do que foi relatado pelo deputado se refere à saúde preventiva que é de total responsabilidade das prefeituras e não do governo”, assegurou.

Segundo Xingu, em alguns casos, há a gestão compartilhada nos municípios, de competência das três esferas: municipal, estadual e federal.

Para contrapor o discurso de Natanael, Xingu elencou a construção de obras em hospitais, como a de Rorainópolis, com previsão de entrega para julho deste ano e a inauguração do Hospital das Clínicas, no bairro Pintolândia, no final do ano.

O avanço mais significativo, conforme Xingu é o concurso público na área, prevista para esse ano. “Daqui a 70 dias, o governo vai apresentar um concurso público, com 2.278 vagas para diversos profissionais, entre dentistas, médicos, enfermeiros, nutricionistas”, comemorou.

Ainda na tribuna, o parlamentar afirmou também que o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos profissionais da saúde será encaminhado em breve para aprovação na ALE.

Apartes

O líder da Oposição na Casa, deputado Soldado Sampaio (PC do B) que vem cobrando com veemência a PCCR para ser discutida e aprovada na Casa e comemorou a notícia. “Muitas promessas já foram feitas em relação ao Plano de Cargos e Salários da Saúde, mas até hoje o governador não encaminhou essa proposta para analisarmos e aprovarmos. Fico feliz em saber que em breve vamos estar aqui discutindo um assunto de extrema importância para a classe, visto que a saúde é fundamental para nossa população”.

Secom/ALE-RR/ Foto H. Emiliano