Vereador Weibe Tapeba emite moção de pesar pelo o falecimento do Trino Ajarã, Gilberto Zelaya.

2481

Na Sessão Legislativa da última quinta-feira (28/11) o vereador e Índio, Weibe Tapeba (PT), apresentou uma moção de pesar, subscrito por todos os vereadores presentes na sessão, aos familiares do Trino Herdeiro Ajarã, Mestre Gilberto Zelaya, coordenador dos templos externos da Doutrina do Vale do Amanhecer, em decorrência do seu falecimento, ocorrido na madrugada de segunda-feira (27/11), no hospital Santa Lúcia em Brasília.

Os Edis da Câmara Municipal de Caucaia/CE, transmite o sentimento de profundo pesar pelo o falecimento desse ilustre missionário, que teve uma grande trajetória missionária de leva a mensagem de amor incondicional a todos os filhos de Pai Seta Branca.

Veja a moção de pesar

A Doutrina do Vale do Amanhecer

O Vale do Amanhecer é uma doutrina espiritualista cristã, criada para abrigar a Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959, pela médium clarividente Tia Neiva. A Doutrina do Amanhecer foi trazida, através da clarividente, pelo espírito de Francisco de Assis, conhecido nesta doutrina como “Pai Seta Branca“, e por sua equipe espiritual, contendo elementos de várias outrasreligiões. A Doutrina do Amanhecer já conta com mais de 600 templos em todo o Brasil e em outros países.

O Vale do Amanhecer surgiu da visão de Neiva Chaves Zelaya, nascida em 30 de outubro de 1925, na cidade de PropriáSergipe. Curiosamente, ela tinha em sua família padres e freiras. Ficou viúva aos 21 anos de idade. Aos 33 anos começou sua peregrinação em igrejas católicas e centros kardecistas, na procura de explicação para as visões que tinha.

Na Cidade Livre do Núcleo encontrou em um centro kardecistas uma senhora chamada Mãe Nenen, que a conduziu no caminho do espiritismo. Logo em seguida, entre a cidade goiana de Alexânia e Brasília, na década de cinquenta, fundaram a “União Espiritualista Cristã Seta Branca” (UESB). Consistia em um núcleo populacional onde se mesclava tratamentos espirituais e físicos. Logo depois, as duas mudaram-se para Taguatinga e, em 9 de novembro de 1969, chegaram a um local nos arredores de Planaltina, onde fundaram o Vale do Amanhecer, local onde se localiza do Templo Mãe. Tia Neiva tinha, segundo os seus adeptos, a mediunidade de clarividência, ou seja a capacidade de visualizar vivências em vários planos simultaneamente. Tia Neiva faleceu em 15 de novembro de 1985.

Hoje o Vale do Amanhecer conta com mais de 700 templos em todo o Brasil e vários no exterior. É governado por um conselho de mestres chamados de “Trinos Presidente Triada”. O Trino Herdeiro Triada Ajarã Mestre Gilberto Zelaia, é considerado o Primeiro Doutrinador deste Amanhecer e coordenava todos os templos externos da doutrina. A doutrina do Amanhecer é uma doutrina baseada nos princípios crísticos e também na teoria da reencarnação. Como já dito, o templo matriz ou referência situa-se em Planaltina DF.

A Doutrina do Amanhecer, ou Corrente Indiana do Espaço e Correntes Brancas do Oriente maior é uma reunião de várias origens de civilizações que existiram em nosso planeta.

Autor: Rogério Ribeiro