Várzea Alegre sedia o I Seminário Mulher em Movimento

125

A Associação Para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), em parceria com a Fundação Ulysses Guimarães – FUG, realizou em Várzea Alegre, no dia 08 de novembro de 2019, das 08h00 às 17h00, o I Seminário “Mulher em Movimento”.

A iniciativa é da primeira-dama de Várzea Alegre, Sônia Fortaleza, presidente da APDMCE – Associação Para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará.

A palestrante foi Elisiane da Silva, representante da FUG Nacional. Sônia Fortaleza destacou que a intenção foi trazer para Várzea Alegre reflexão e discursão acerca de seis temas que permeiam a vida das mulheres, sendo: educação, saúde, assistência, trabalho, discriminação e combate a todas as formas de violência contra as mulheres e meninas. “Temos que empoderar nossas mulheres para combater a discriminação em todos os setores. Nossa meta é refletir e implantar ações contínuas em todos os municípios do Ceará”, destacou.

A primeira-dama de Nova Olinda, Katiúcia Barbosa, enfatizou a importância do encontro com o objetivo de inserir a mulher nos espaços de poder e avaliou que para as mulheres assumirem cargos de gestão, por conta da discriminação, é complicado. Katiúcia Barbosa comentou que o evento abre a mente das mulheres para que elas se tornem mais aceitas nesses espaços da sociedade.

Menésia Simião – Secretária de Desenvolvimento Agrário de Várzea Alegre, reforçou o comentário da primeira-dama de Nova Olinda, afirmando que existe dificuldades para as mulheres acessarem esses espaços de poder. Ela disse que seminário é uma atividade que empodera as mulheres, provando que elas são capazes.

Representante da secretaria de Saúde de Várzea Alegre, Angelita Ferreira, destacou a importância do encontro, afirmando que o evento combate a fragilidade das lutas femininas.

Participação

Foram convidados para participar os municípios de Abaiara, Acopiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Baixio, Barbalha, Barro, Cariús, Cedro, Crato, Farias Brito, Grangeiro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jardim, Juazeiro do Norte, Jucás, Lavras da Mangabeira, Missão Velha, Mombaça, Nova Olinda, Orós, Piquet Carneiro, Potengi, Quixelô, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Umari.·.

Autor: Da redação com ascom/Foto: Fábio Oliveira