Várzea Alegre e mais 21 municípios da região participaram de seminário sobre meio ambiente em Iguatu

63

O secretário de Meio Ambiente de Várzea Alegre, J. Marcílio, acompanhado pela Coordenadora Municipal do Selo Município Verde, Helena Fernandes Vilar, estiveram neste dia (22/03), representando o Município de Várzea Alegre no I Seminário Regional de Gestão Ambiental Compartilhada para os Governos Locais GEAC 2018, na Cidade de Iguatu.

Ao todo, 25 municípios da região foram convidados ao evento, importante para novos conhecimentos para as pastas de Meio Ambiente e de Infraestrutura.

O seminário foi voltado às questões relacionadas aos Conselhos Ambientais, Fundo Municipal de Meio Ambiente, descentralização da gestão ambiental, desafios da gestão ambiental municipal, bem como os programas estratégicos da Secretaria do Estado – SEMA e para o índice Municipal de Qualidade do Meio Ambiente – IQM, Certificação Selo Município Verde e Programa de Incentivo às Unidades de Conservação Municipais – PROUCM. Estiveram presentes os responsáveis dos órgãos: SEMA, SEMACE, IBAMA, AGACE, APRECE, MPE- PGJ CAOMACE.

Segundo J. Marcílio, o evento foi muito proveitoso para firmar parcerias entre os municípios, tirar dúvidas sobre novos decretos e leis estaduais e Federal que passam a cobrar mais dos municípios a partir do ano em curso e abrir caminhos para a conquista de recursos, dando assim possibilidades de colocar projetos de coletas seletivas em prática.

 Autor: Da redação com ascom /Foto: Divulgação