Vacinação em Caucaia contra a gripe H1N1 foca em crianças que necessitam de segunda dose

182

Após alcançar 91,7% de cobertura e superar a meta da campanha deste ano contra a gripe H1N1, Caucaia chega à reta final da mobilização imunizando exclusivamente crianças que necessitam de uma segunda dose da vacina para ficarem totalmente protegidas. Em todo o Brasil, a campanha encerra nesta sexta-feira (14/6).

Os trabalhos iniciaram em 10 de abril. Até o momento, Caucaia aplicou 88.829 doses e não registrou mortes em decorrência da doença.

“A campanha cumpriu rigorosamente as determinações do Ministério da Saúde de vacinar prioritariamente os dez grupos de riscos e, depois, abrir para a população em geral. Todas as nossas 46 salas de vacina ofereceram o serviço gratuitamente”, informa o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Luiz da Silva.

Conforme a coordenadora da Atenção Primária em Saúde de Caucaia, Vilalba Carlos, “alguns postos ainda não conseguiram atingir a homogeneidade dos grupos de risco, tais como crianças (que necessitam de duas doses) e idosos.”.

A vacina é trivalente. Ou seja: protege contra o vírus H1N1, H3N2 e contra o vírus do tipo B. Todas as 46 salas de vacina de Caucaia estão preparadas dispõem de doses para fazerem o reforço em crianças com idade entre seis meses completos e seis anos incompletos.

Autor: Da redação com ascom/Foto: ascom