Vacina em fase inicial de testes pode reverter a diabetes tipo 1

427

Pesquisadores querem interromper a destruição das células do pâncreas, que produz a insulina

Cientistas estão mais perto de reverter a diabetes tipo 1. Uma vacina, ainda em fase inicial de testes, vem se mostrando capaz de ajudar o sistema imunológico dos pacientes a parar de atacar o próprio corpo, interrompendo a destruição das células do pâncreas que produzem insulina. Este é o hormônio que controla os níveis de açúcar no sangue.

O estudo realizado com 80 pacientes foi publicado na edição desta quarta-feira da revista “Science Translational Medicine” por especialistas do Centro Médico da Universidade de Leiden, na Holanda, e do Centro Médico da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Os pesquisadores seguiram a lógica inversa a das vacinas comuns, que costumam deixar o sistema imunológico fica mais forte para atacar bactérias e vírus.

Para Lawrence Steinman, professor do Centro Médico da Universidade de Stanford, esta abordagem faz da vacina um novo conceito, porque desliga uma resposta imune específica.

No entanto, os especialistas ainda precisam realizar testes em grupos maiores para testar a eficácia e a segurança da vacina. Além disso, será preciso medir o efeito de longo prazo deste tratamento.

Da redação/foto divulgação