Uma trincheira de luta: Ciganos participam de reunião com Camilo Santana e movimentos sociais

277

Dialogando com os movimentos sociais

A Associação de Preservação da Cultura Cigana do Estado do Ceará-ASPRECCE, aliado a outros movimentos sociais e lideranças sindicais do estado, participaram de reunião com o governador Camilo Santana (PT), nesta terça-feira (31/07), no Hotel Praia Centro em Fortaleza.

Durante o encontro com lideranças dos movimentos sociais do Ceará, o governador Camilo Santana dialogou com representantes de diferentes segmentos, “Juntos, possamos superar desafios no Estado e trabalhar pelas pessoas que mais precisam” disse o governador.

O presidente da Asprecce, o cigano calon, Rogério Ribeiro, informou que no evento estavam presentes lideranças ciganas dos municípios de Sobral, Caucaia, Fortaleza, Maranguape, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel e Beberibe, ele considerou a reunião positiva e destacou o diálogo com o governo do estado. “O governador Camilo Santana teve a sensibilidade de escutar as demandas dos movimentos sociais e do povo cigano. Nesta oportunidade a Asprecce declara apoio incondicional à reeleição do governador Camilo Santana” declarou o calon.

Preocupados com o retrocesso político e social proposto pela classe social que o PSDB representa, afirmamos nossa opção pela vida e contra a barbárie, ao apoiarmos a reeleição do governador Camilo Santana e de Lula para a presidência do Brasil.

O povo cigano reconhece que os governos do Presidente Lula e da Presidenta Dilma avançaram em muitos pontos na direção das políticas afirmativas, diminuição das desigualdades sociais, no combate à fome e à miséria, no aumento do salário, na melhoria na habitação e saúde, e nos investimentos na área da educação.

O grupo Magia Cigana de Caucaia pôde dá uma amostra cultural de encanto e magia através de uma apresentação de dança cigana, a todos os presentes e também os indígenas Tapebas trouxeram toda a força do Toré, uma apresentação de dança indígena.

A secretária da Asprecce, Renata Célia defendeu que os povos e comunidades tradicionais têm obtido conquistas nos governos Lula e Dilma, “Nós sabemos que no cenário atual a luta não tem sido fácil, contrariando esse cenário no Ceará temos conseguido avançar, e para continuar nessa mesma perspectiva de avançar cada vez mais, lançamos nosso apoio a Camilo. O povo cigano tem garra e consciência de que somente com apoio as políticas afirmativas e de garantia acesso a direitos e espera essa dívida que seja reparada aos povos originários e de comunidades tradicionais” afirmou.

A liderança cigana de Aquiraz, calin Cristiane Cavalcante, “Este ato representa o que mais queremos, a nossa voz e a visibilidade, estamos apoiando a reeleição do governador Camilo Santana, e que não seja interrupto, pois vem dialogando com povo cigano” disse.

Autor/Fotos: Ascom/Asprecce