Um marco para os ciganos: Associação dos Ciganos de Caucaia pede apoio a SDA para o I encontro estadual das comunidades ciganas do Estado do Ceará.

180

Encontro busca fortalecer o intercâmbio entre as comunidades ciganas do Ceará e o acesso às políticas públicas.

 Um grupo de diretores da Associação de Preservarão da Cultura Cigana de Caucaia (ASPRECCC) se reuniu nesta terça-feira (03/04), com o Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário (SDA) Wilson Brandão, para solicitar apoio para o I Encontro Estadual das Comunidades Ciganas do Ceará, marcado para os dias 24 e 25 de maio, vale lembrar que dia 24 de maio é dia nacional do cigano e de Santa Sara Kali.

O presidente da ASPRECCC, o cigano calon, Rogério Ribeiro fez um breve relato das ações da entidade, destacando o pedido junto DNIT da cessão do prédio da refesa do Distrito de Catuana, para a implantação do primeiro museu cigano no Brasil; iniciou o trabalho de identificar as comunidades ciganas no Ceará; trabalho de material reciclável; oficina para fabricação de vassouras pets; criação do grupo de dança Magia Cigana; Criação do MAPP Ceará Cigano;  preservação da lagoa da Catuana entre outras ações. “O I Encontro cigano representa um momento de reflexão a cerca das políticas públicas voltadas para o povo cigano no Estado. É preciso pautar de forma diferenciada algumas políticas, e neste encontro teremos como identificar, além da atenção à saúde, educação e segurança” disse Ribeiro. O presidente lembrou que a única forma de vencer a ignorância e o medo é promover o convívio harmônico em cada cultura é respeitada.

O secretário adjunto, Wilson Brandão, se colocou a disposição para ajudar os pleitos da ASPRECCC e através da SDA, projetos técnicos para os ciganos que vivem na zona rural como  produtores rurais em suas atividades.

Também se fez presente na reunião o Coordenador de Desenvolvimento Social – CODEA, Castro Junior, que destacou o trabalho de cartografia das comunidades ciganas do estado o Ceará,  que está sendo feito pelos ciganos e com apoio da SDA.

De acordo com a cigana Janiele Lucino, “Estamos pedido apoio para a realização deste evento de muita importância para nós ciganos” disse Janiele.

Para o cigano calon, Edson Gomes o evento é muito importante, “Vamos mostrar para muitas pessoas que no Ceará tem ciganos, e queremos nossos direitos garantidos como tem os nossos primos indígenas, quilombolas e povos de terreiros” definiu Gomes.

“Mais uma vez fomos muito bem recebidos. Tratamos de pontos importantes para que ocorra tudo dentro da normalidade, fatores para que mais uma vez o povo cigano seja contemplado com políticas públicas”, disse Renata Célia.

Buscando apoio

Além do governo do estado, a Aspreccc busca apoio da prefeitura de Caucaia e também de parceiros.

Participaram da reunião, além do presidente, Rogério Ribeiro, também, a secretária da ASPRECCC, Renata Célia, a segunda secretária e representante da juventude cigana no estado do Ceara, Janiele Lucino, o tesoureiro Diego Silva, o diretor de esporte, José Eudo e Edson Gomes do conselho fiscal.

Evento: I Encontro estadual das comunidades ciganas do estado do Ceará

Local: Cetrex/Caucaia

Data: 24 e 25/05.

Horário: dia 24/05 das 8 às 12h e das 13h30 às 17h e dia 25/05 das 8 às 12h.

Quantidade: cerca de 200 ciganos.

Autor/Fotos: Ascom/ASPRECCC