Transporte Coletivo – Emhur e Ipem fiscalizam frota de ônibus na capital

836

onibusOs ônibus que fazem parte da frota de Boa Vista estão sendo vistoriados pela Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur) e pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem). Nesta quinta-feira (22), foi realizada a segunda ação conjunta com a fiscalização das linhas dos bairros dos Estados e Caçari.

As equipes verificaram os chamados tacógrafos, que marcam a velocidade, catracas eletrônicas, programação visual, o uso de adesivos para facilitar a identificação dos veículos pelo usuário como a lei prevê, além da parte de documentação dos veículos e motoristas. “A ideia é corrigir as falhas e prestar um serviço de qualidade. Com essa medida os veículos irão circular com seus dispositivos regulados no padrão que exige a norma”, destacou o presidente da Emhur, Edgard Magalhães.

Outra questão importante avaliada foi quanto à acessibilidade oferecida nos ônibus. Boa Vista conta com uma frota de 71 veículos, sendo quatro reservas. Destes 28 são adaptados, o que corresponde a 40% da frota. De acordo com o presidente a intenção é aumentar. “Já estamos planejando a substituição dos veículos e nossa meta é que 100% da frota atenda aos padrões de acessibilidade”, disse.

Este ano, duas recomendações forma feitas à empresa responsável pelo transporte coletivo de ao Vista, relacionadas à falta de instruções da questão sonora no interior dos ônibus e outra sobre a falta de visualização dos símbolos de acessibilidade na parte externa. “As instruções devem ser claras para o usuário”, afirmou o Wilson Jordão, diretor de qualidade do Ipem.

Projeto – Recentemente, foi enviado à Câmara de Vereadores, o Projeto de Mobilidade e Acessibilidade Urbana de Boa Vista. O projeto prevê várias iniciativas de melhoria na estrutura organizacional da cidade entre elas o setor de tráfego de veículos e transporte coletivo. O plano contempla a instalação de 850 paradas de ônibus na cidade, sendo que destas 100 devem ser climatizadas.